TALK SHOW EXAME IN: Avon conta como ser jovem aos 135 anos

Marca teve o primeiro crescimento em cinco anos no acumulado de janeiro a setembro de 2021, uma expansão de 10,5% na receita
 (Exame/Reprodução)
(Exame/Reprodução)
G
Graziella ValentiPublicado em 21/02/2022 às 11:25.

“Imagine uma marca de 135 anos que está no TikTok, no Instagram, no Twitter. É isso que estamos fazendo, chamando o consumidor a se reconectar com a marca." Essa é a Avon, a marca nascida nos Estados Unidos e que foi adquirida pela Natura &Co em 2019 e incorporada aos negócios na largada de 2020. A fala é do presidente da operação no Brasil, Daniel Silveira, entrevistado do talk show do EXAME IN, conduzido pela jornalista Graziella Valenti.

"Nós convidamos os consumidores a olhar de novo para si e para a marca", explicou o executivo sobre o slogan "Olhe de novo", da empresa. Para fazer a largada desse retorno, a Avon patrocinou o programa Big Brother Brasil (BBB), na edição de 2021. Tanto na primeira vez como nessa segunda, na edição de 2022, a participação gerou debates e a marca foi mais de dez vezes trend topics no Twitter. "Costumo dizer que parece que a Avon foi desenhada para os dias atuais, apesar de ter sido idealizada há 135 anos, quando a mulher não podia votar, e usar perfume e maquiagem era quase um tabu."

Embora não divulge os dados de receita de forma detalhada, o balanço da Natura &Co mostrou que a marca teve uma expansão de faturamento superior a 10% nos primeiros nove meses de 2021 (último dado público do grupo). Foi o primeiro crescimento em cinco anos. A compra da Avon colocou o grupo brasileiro como o quarto maior de cosmésticos do mundo.

Na conversa com o EXAME IN (com link aqui abaixo, na matéria), Silveira contou como está sendo a transformação e a revitalizaçao da marca. A pandemia fez digitalização explodir e agora as revendedoras da marca estão passando por um processo de atualização de ferramentas e modelo, para que sejam colocadas dentro do mesmo perfil de funcionamento do grupo todo.

Além de Silveira, já estiveram no programa Abilio Diniz (GPA), Felipe Miranda (Empiricus), Eduardo Mufarej (GK Ventures), Augusto Lins (Stone), Rodrigo Abreu (Oi), Cláudia Woods (WeWork), além da dupla de fundadores da OpenCo, Sandro Reiss e Rafael Pereira e de Fersen Lambranho, presidente do conselho de administração da GP Investimentos e da G2D. Também passaram pela mesa de conversa do programa Marcelo Barbosa, presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM),  Daniel Castanho, fundador e presidente do conselho de administração da Ânima Educação, Daniel Peres, fundador da Tropix, um market-place de NFTs de arte digitais, para destrinchar o metaverso, Ricardo Mussa, presidente da Raízen, e Ricardo Faria, o empresário que é o maior emergente do setor de agronegócios do país.

O programa recebe grandes personalidades do mundo corporativo e financeiro para um bate-papo descontraído sobre os principais desafios, aprendizados e oportunidades do mercado brasileiro em suas áreas de atuação. Os episódios podem ser conferidos no canal da EXAME no Youtube e também no Spotify.

O que é o EXAME IN
O programa vem para complementar a produção de conteúdos do EXAME IN, a butique digital de notícias de negócios da EXAME e que conta também com uma newsletter desde março de 2020. Comandada por Graziella, a newsletter tem o objetivo de fornecer acesso a informações sobre mercado de capitais, negócios e startups.

De 1 a 5, qual sua experiência de leitura na exame?
Sendo 1 a nota mais baixa e 5 a nota mais alta.

Seu feedback é muito importante para construir uma EXAME cada vez melhor.