ESG
Acompanhe:

Startup faz parceria com a Ambev e expande oferta de energia solar a bares e restaurantes

Lemon Energia fará ação em Juiz de Fora, Minas Gerais, e busca quintuplicar o número de bares atendidos. Cervejaria quer levar energia solar a 250 mil pontos de venda até 2025

Ambev: Parceria entre cervejaria e Lemon Energia oferece aos pequenos negócios condições especiais para economia em contas de luz e diminuição das emissões de carbono (Origem/Divulgação)

Ambev: Parceria entre cervejaria e Lemon Energia oferece aos pequenos negócios condições especiais para economia em contas de luz e diminuição das emissões de carbono (Origem/Divulgação)

F
Fernanda Bastos

Publicado em 31 de outubro de 2022, 06h00.

Última atualização em 3 de novembro de 2022, 14h30.

A Lemon Energia, startup que conecta pequenos negócios a usinas de energia sustentáveis atuando no ramo de geração distribuída, contará com um time de peso para ampliar o número de clientes em Juiz de Fora, Minas Gerais: os vendedores da Ambev. Investida da cervejaria, a startup tem a meta de quintuplicar o número de bares e restaurantes que operam com energia solar na região. 

"Já conectamos mais de 100 pequenos comércios na cidade de Juiz de Fora e o apoio da Ambev nesta campanha será fundamental para alcançarmos a meta', afirma Rafael Vignoli, CEO da Lemon Energia. "Acreditamos no potencial de Minas, que é líder na produção de energia solar no modelo de geração distribuída no País, e queremos colaborar com o avanço da adoção de alternativas sustentáveis de consumo."  

Essa parceria entre a gigante de bebidas e a startup, na realidade, é mais abrangente. A Lemon Energia tem o objetivo de levar energia limpa para 250 mil pontos de venda no Brasil. A startup, que recebeu um aporte da empresa de bebidas por meio da Z-Tech, hub de tecnologia e inovação, já obteve 4 mil clientes desde 2020, quando se aliou à Ambev. Esse contingente economizou, em conjunto, 7,5 milhões de reais e evitou a emissão de 7 mil toneladas de gases de efeito estufa.   

Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso. Tudo por menos de R$ 0,37/dia

A ação em Minas Gerais terá investimento de R$ 80 mil em marketing. Durante o mês de novembro, a Lemon Energia vai espalhar publicidade por três bairros de Juiz de Fora – Centro, Passos e São Mateus. As peças de marketing tem como objetivo explicar como funciona a Lemon e os benefícios de aderir a uma fonte sustentável de energia. Também serão distribuídos materiais impressos nos principais comércios da região.

Além disso, a estratégia contará com influenciadores – que falam sobre empreendedorismo, finanças e práticas de sustentabilidade – para a veiculação de vídeos no Instagram contando como funciona a contratação de energia sustentável

Como funciona o serviço

De forma 100% digital, o comércio que adere ao serviço pode economizar até 20% na conta de luz e passa a consumir energia solar ou de outra fonte sustentável, como se o estabelecimento alugasse um pedaço de uma usina. A conta da distribuidora, neste caso, a Cemig, é paga, mas apenas com as taxas. Já a fatura com o desconto de energia é enviada digitalmente pelo marketplace da Lemon.

Assine a newsletter EXAME ESG, com os conteúdos mais relevantes sobre diversidade e sustentabilidade nos negócios