Por que a Localiza é exemplo de boa governança, segundo a Exame Research
A rede percebeu que um conselho de administração bem instituído é uma das fórmulas para uma governança corporativa de sucesso
Maria Clara Dias
Publicado em 23 de dezembro de 2020 às 11h31.
Última atualização em 23 de dezembro de 2020 às 11h35.
O conselho de administração de uma empresa é seu órgão máximo de governança. É o responsável pelo planejamento de longo prazo, pela cultura da organização, seus valores e propósitos. O conselho também define políticas, supervisiona as atividades dos diretores, determina a escolha de auditores independentes e a instituição de comitês.
E qual a relação entre o conselho de administração e ESG ? (sigla em inglês para critérios ambientais, sociais e de governança). A resposta é que não existe boa governança sem um bom conselho. Uma empresa não pode entregar políticas ambientais e sociais de forma sustentável, no longo prazo, sem uma boa governança.
Entender a composição e funcionamento de um conselho de administração diz muito sobre uma empresa e sua governança. Como exemplo prático, nosso time de Research ESG analisou o conselho de administração da Localiza , uma das principais redes de aluguel de veículos do país, e reuniu as principais informações em um relatório. A empresa é considerada um bom exemplo de modelo de governança.
Na Localiza, a matriz de competência dos conselheiros é um dos pontos de destaque, segundo o relatório. Os membros do conselho conseguem, juntos, compor uma cadeia de qualificações e conhecimentos práticos diferentes e que funcionam com excelência também em conjunto. E, ao buscar conselheiros com perfis diferentes, a diversidade de gênero e idade acontece naturalmente.
Além disso, a boa governança da Localiza é reflexo direto do tamanho do seu conselho, frequência das reuniões, quantidade de comitês e independência dos membros. A empresa também está adiantada em relação à uma importante tendência no Brasil: a avaliação dos membros do conselho por uma consultoria externa.