Acompanhe:

Festival ODS debaterá caminhos para sustentabilidade no Brasil

O evento, da Agenda Pública, abordará temas como a transição para uma economia de baixo carbono e alternativas econômicas sustentáveis; veja como acompanhar

Modo escuro

Continua após a publicidade
Sistema B anuncia 54 empresas brasileiras na lista Best for the World
  
 (Luis Alvarez/Getty Images)

Sistema B anuncia 54 empresas brasileiras na lista Best for the World (Luis Alvarez/Getty Images)

M
Marina Filippe

Publicado em 23 de maio de 2022 às, 08h00.

Última atualização em 23 de maio de 2022 às, 13h30.

A 3ª edição do Festival ODS, que busca estimular soluções para resolver problemas complexos e mostrar caminhos viáveis para a sustentabilidade no Brasil, acontece nos dias nos dias 25 e 26 de maio de 2022. Neste ano, o evento organizado pela ONG Agenda Pública tem o tema Por Uma Transição Justa.

Realizado em parceria com o ENAP, FGVCES, GIFE e Pacto Global, os organizadores esperam que este momento sirva para produzir e adaptar soluções práticas para desafios de sustentabilidade e de forma colaborativa, além de identificar e disseminar aceleradores do desenvolvimento sustentável no Brasil.

"Criamos ambientes de interlocução entre governos, setor privado, universidades e sociedade civil para co-produzir soluções e buscar novas formas de trabalhar, resolver problemas e gerar impacto coletivo", afirma Sérgio Andrade, diretor-executivo da Agenda Pública.

Nas edições anteriores o Festival ODS reuniu mais de 5 mil participantes e recebeu personalidades como Flávio Dino, Rodrigo Maia e Luiza Trajano. Agora estão previstas as participações de Stefan Agne, Diogo Costa, Tatjana Reiber, Yvette Watson e Marcelo Bonfim. O evento acontecerá em formato digital, por meio de uma plataforma que estimula a interação entre participantes, sem perder de vista o ambiente de trocas de experiências intersetoriais. Para participar, basta se inscrever através do link.

Temas

O evento abordará pautas como a transição para uma economia de baixo carbono, alternativas econômicas orientadas para o desenvolvimento sustentável e transição justa - que, conforme previsto no  Acordo de Paris, deve favorecer a produtividade local, potencializar a inovação, a adaptação de políticas e modelos tributários, estimular a capacidade de geração riqueza e empregos de qualidade e oferecer aos trabalhadores condições para inserção digna e produtiva.

Para a ONG Agenda Pública, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são de extrema importância porque permitem a construção de uma agenda comum, capaz de agregar diferentes visões e atores institucionais. Além disso, eles qualificam a visão de planejamento público, orientando o ritmo das mudanças necessárias, com comunicação, mobilização e transparência.

"Preparamos um conjunto de seis estudos robustos com propostas concretas para a agenda eleitoral desse ano. A iniciativa forma um conjunto de políticas necessárias para a recuperação econômica inclusiva em temas como reforma fiscal e modernização do Estado, transição verde e digital, combate às desigualdades e desenvolvimento regional. As propostas serão debatidas com lideranças dos principais partidos brasileiros", afirma Andrade.

Além disso, dentro do Festival ODS haverá um evento paralelo, o Br22+8, que acontecerá durante os intervalos e contará com debates de lideranças políticas, trazendo entrevistas e temas focados nas regiões dos entrevistados, mas ainda com foco nos ODS. O 22+8 é a ideia da agenda de 2030 para o desenvolvimento sustentável e este será o fio condutor do evento.

Últimas Notícias

Ver mais
Mars quer garantir o chocolate de quem nasceu em 2020 — e a ração dos pets
ESG

Mars quer garantir o chocolate de quem nasceu em 2020 — e a ração dos pets

Há um dia

Restaurantes paulistanos criam pratos com queijos participantes do Mundial do Queijo do Brasil
Casual

Restaurantes paulistanos criam pratos com queijos participantes do Mundial do Queijo do Brasil

Há 3 dias

Conheça o chocolate de R$ 810 milhões que chamou atenção do ex-CEO da Starbucks
seloNegócios

Conheça o chocolate de R$ 810 milhões que chamou atenção do ex-CEO da Starbucks

Há 3 dias

Com influenciadores e executivos, Gramado Summit começa nesta quarta-feira; veja programação
seloCarreira

Com influenciadores e executivos, Gramado Summit começa nesta quarta-feira; veja programação

Há 3 dias

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais