ESG

ESG cresce na América Latina e já faz parte da agenda de 69% das empresas

Estudo revela que questões relacionadas à sustentabilidade vêm ganhando espaço em ritmo acelerado na agenda de empresas latino-americanas; veja como acompanhar essa tendência

Propósito e reputação estão entre os principais motivadores para implementação de estratégias de sustentabilidade nas empresas latino-americanas (Holloway/Getty Images)

Propósito e reputação estão entre os principais motivadores para implementação de estratégias de sustentabilidade nas empresas latino-americanas (Holloway/Getty Images)

Em consonância com o mercado global, o número de empresas alinhadas às boas práticas de ESG na América Latina disparou em 2022. É o que revela o estudo Sustentabilidade na Agenda das Lideranças, realizado pela empresa de tecnologia SAP com mais de 400 executivos nos mercados da Argentina, Brasil, Colômbia e México. De acordo com o documento, o número de companhias latino-americanas que iniciaram ou aceleraram estratégias de sustentabilidade nos últimos meses chegou a 69%, ante 46% em 2021.

“Algumas decidiram passar por esse processo movidas por uma profunda convicção sobre a contribuição que poderiam dar aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Outras foram motivadas pelas demandas de clientes, funcionários e cadeias de suprimentos e pelo consequente impacto que isso teria em suas reputações. De qualquer forma, a verdade é que as empresas da região iniciaram um caminho cuja trajetória e projeção é importante conhecer”, diz o relatório.

Fique por dentro do que há de mais novo sobre sustentabilidade empresarial e entenda como ela influencia a economia, os negócios e os investimentos

As ações relacionadas à Igualdade, Diversidade e Inclusão (D&I) foram apontadas como o principal foco das estratégias de ESG em 63% das empresas consultadas; seguidas por cadeia de valores socialmente responsáveis, redução da pegada de carbono, preparação da força de trabalho e economia circular.

Veja no gráfico abaixo.

A sustentabilidade na agenda dos líderes da América Latina 2022 (SAP/Reprodução)

De acordo com o documento, os números podem indicar que a pauta de diversidade está servindo como uma espécie “porta de entrada” para que os executivos comecem a abordar outros pilares da agenda ESG dentro das organizações.  “O peso das ações sustentáveis pode ser complexo, e muitas empresas iniciam suas estratégias trazendo todos os atores para a mesa de conversa, primeiro abordando questões de D&I e depois podendo levantar questões como mudanças climáticas ou economia circular”.

Newsletter EXAME ESG: assine gratuitamente e acompanhe as iniciativas das empresas que estão comprometidas com a sustentabilidade 

Outro dado que chama atenção tem a ver com a motivação das empresas ao implementarem pautas ESG em suas agendas: para a maioria delas (63%), ter uma estratégia de sustentabilidade faz parte do propósito da empresa ou  a aspectos relacionados à reputação da companhia.

A sustentabilidade na agenda dos líderes da América Latina 2022 (SAP/Reprodução)

Seja como for, o fato é que os números são animadores – e ajudam a escancarar a crescente relevância do ESG no mundo corporativo.

De olho nisso, e com o objetivo de dar ainda mais visibilidade ao tema, a EXAME  apresenta a segunda edição do ESG Summit - Empresas e Negócios Responsáveis. Totalmente gratuito, o evento vai reunir grandes nomes do setor em painéis virtuais para discutir temas relacionados a sustentabilidade, responsabilidade social, diversidade e governança corporativa.

Além dos debates, o evento também promove o ranking Melhores do ESG, premiação que há mais de 20 anos reconhece as organizações que tiveram uma contribuição relevante para o desenvolvimento sustentável e para a construção de um mercado mais diverso no Brasil.

O evento acontece nos dias 8, 15 e 22 de junho e já está com as inscrições abertas. Para garantir a sua vaga e receber a programação completa do evento, basta preencher o formulário de inscrição clicando no botão abaixo.

QUERO GARANTIR A MINHA VAGA NO EXAME ESG SUMMIT 2022

Acompanhe tudo sobre:Melhores do ESGnenhumSustentabilidade

Mais de ESG

Flor sob risco de extinção é ameaçada pela aceleração da transição energética

Ibovespa: nem Petrobras nem Nvidia conseguem sustentar bolsa, que opera em queda após Ata do Fed

"Se o medo é de uma loucura na Suzano, eu compro a ação": por que esse gestor está otimista com IP

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 42 milhões nesta quinta-feira; veja como apostar

Mais na Exame