Economia

Vendas no varejo em fevereiro caem 2,2%, afirma MasterCard

Nem a melhora da confiança do consumidor foi suficiente para "trazer mais vida ao setor"


	Varejo: nem a melhora da confiança do consumidor foi suficiente para "trazer mais vida ao setor"
 (Thinkstock)

Varejo: nem a melhora da confiança do consumidor foi suficiente para "trazer mais vida ao setor" (Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de março de 2016 às 15h57.

Priorizar nos meus resultados Google

São Paulo - As vendas no comércio varejista brasileiro recuaram 2,2% em fevereiro e a queda menos intensa que nos meses anteriores contribuiu para o abrandamento da retração registrada no trimestre.

Segundo, Kamalesh Rao, responsável pela pesquisa Speeding Pulse, nem a melhora da confiança do consumidor foi suficiente para "trazer mais vida ao varejo".

"O ligeiro aumento na taxa de inadimplência e a redução do crédito, combinados à alta no endividamento das famílias, apontam para uma fraqueza contínua dos gastos dos consumidores", afirmou.

De acordo com o relatório, entre dezembro e fevereiro, o declínio do varejo ficou em 7,6%, ante contração de 8,9% no quarto trimestre de 2015.

Segundo a empresa, "parte relativa da reação de fevereiro deveu-se ao efeito calendário em fevereiro: um dia extra devido ao ano bissexto".

O efeito calendário é apontado também como um dos responsáveis pela alta de 7,0% no e-commerce no segundo mês do ano na comparação com igual período de 2015.

A MasterCard estima que, em março, o e-commerce deve registrar um crescimento nas vendas devido ao Dia do Consumidor.

Dos sete setores considerados na pesquisa, quatro tiveram desempenho acima do índice cheio em fevereiro: Artigos farmacêuticos, materiais de construção, supermercados e bens pessoais.

Por outro lado, os segmentos de móveis e eletrônicos, roupas e combustíveis ficaram abaixo da média geral.

Na divisão geográfica houve queda em todas as regiões em dezembro. A retração mais acentuada foi registrada no Centro-Oeste (-6,5%), seguido por Norte (-5,4%) Sul (-4,1%). As regiões Nordeste e Sudeste tiveram recuos menos intenso, de 1,2% e 1,3%, respectivamente.

Metodologia

O SpendingPulse é um indicador macroeconômico que informa sobre gastos no varejo nacional e o desempenho do consumo.

O relatório é baseado nas atividades de vendas na rede de pagamentos MasterCard, juntamente com as estimativas para todas as outras formas de pagamento, incluindo dinheiro e cheque.

O relatório, bem como as previsões de tendências de gastos, não refletem ou se relacionam com o desempenho operacional e financeiro da MasterCard.

Acompanhe tudo sobre:ComércioVarejoVendasConsumosetor-de-cartoesMasterCard

Mais de Economia

Governo amplia teto de financiamento do Move Brasil para motoristas de táxi e app de até R$ 200 mil

Com reforma tributária, PMEs vão operacionalizar cashback – só não se sabe como

‘Não vai funcionar aumentar carga tributária, é preciso controlar gasto’, diz Mansueto

Reforma Tributária muda prazo do Simples Nacional: empresas têm até setembro para aderir