Exame Logo

UE está perto de acordo sobre supervisão financeira

Por Nathália Ferreira Bruxelas - Os países da União Europeia estão perto de um acordo sobre uma nova estrutura regulatória para os mercados financeiros do bloco, informaram dois ministros das Finanças da região. Os ministros das Finanças da UE devem negociar um plano para dois novos grupos de supervisão durante o encontro mensal regular, que […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

Por Nathália Ferreira

Bruxelas - Os países da União Europeia estão perto de um acordo sobre uma nova estrutura regulatória para os mercados financeiros do bloco, informaram dois ministros das Finanças da região. Os ministros das Finanças da UE devem negociar um plano para dois novos grupos de supervisão durante o encontro mensal regular, que acontece hoje. Um dos grupos de supervisão avaliaria os riscos mais amplos à estabilidade, enquanto o outro se concentraria em três áreas: bancos, títulos e seguros.

Veja também

O Reino Unido está preocupado que esse plano pode dar a outros países da UE influência sobre o centro financeiro de Londres. Autoridades britânicas disseram que precisam de garantias de que os grupos regulatórios planejados terão apenas poderes limitados. O ministro das Finanças britânico, Alistair Darling, detalhou "linhas vermelhas" antes das negociações dos ministros - limites sobre que tipo de supervisão pan-europeia o Reino Unido aceitará.

Mas outros ministros da UE afirmam que um compromisso é possível. O ministro das Finanças da Suécia, Anders Borg, que comanda o encontro de hoje, disse que os ministros "estão mais perto de um acordo". A Suécia detém atualmente a presidência rotativa da UE e trabalha para fechar um acordo sobre o plano de supervisão entre os 27 países-membros do bloco.

"Há muitas linhas vermelhas em discussões quando você as começa", disse Borg a jornalistas ao se dirigir à reunião. "Obviamente, esta será uma reunião longa e complicada. Mas, por outro lado, será muito vergonhoso se tivermos tido uma crise desta dimensão e não formos capazes de tomar uma decisão." O ministro das Finanças de Luxemburgo, Luc Frieden, disse que acredita que os ministros estão "muito perto de um acordo", acrescentando que as propostas feitas pelo governo sueco devem levar a um acordo na reunião dos ministros. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame