Economia

Transportes e agropecuária lideram financiamentos do BNDES em 2004

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)desembolsou um total de8,49 bilhões de reais no primeiro trimestre deste ano. De acordo com balanço divulgado pelo banco nesta segunda-feira (12/4), o valor é72% superior ao do mesmo período do ano passado. Segundo o BNDES, ocrescimento se deve principalmente ao aumento do número de liberaçõespara a […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h47.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)desembolsou um total de8,49 bilhões de reais no primeiro trimestre deste ano. De acordo com balanço divulgado pelo banco nesta segunda-feira (12/4), o valor é72% superior ao do mesmo período do ano passado.

Segundo o BNDES, ocrescimento se deve principalmente ao aumento do número de liberaçõespara a agropecuária e para a indústria. A agropecuária teve1,5 bilhão de reais - 195% a mais do montanteliberado no primeiro trimestrede 2003. Já a indústriateve 78% a mais, um total de 4,3 bilhões de reaisaté março. O segmento de material de transporte (aeronaves, embarcações, equipamentos ferroviários e veículos automotores) foi o que mais recebeu recursos até março - quase2 bilhões de reais, 94% a mais do que em 2003.

As cartas-consulta - o primeiro passo para a obtenção de financiamentos junto ao BNDES e revelam a disposição do empresariado em realizar investimentos produtivos no país - no trimestre totalizaram 15,9 bilhões, resultado 151% superior ao de igual período de 2003. No mês de março, as cartas-consulta foram de9,5 bilhões.

De acordo com os dados do BNDES, os desembolsos para as micro, pequenas e médias empresas cresceram70% no primeiro trimestre, totalizando 2,7 bilhões de reais. De janeiro a março deste ano, as operações de desembolsos para as empresas de menor porte representaram 32% do total realizado pelo banco.

No mês de março, os financiamento liberados foram de 3,2 bilhões de reais, contra 1,6 bilhão do mesmo mês em 2003. Os enquadramentos (pedidos de financiamento passíveis de receber apoio) cresceram neste primeiro trimestre 262% em relação a igual período do ano passado (início do governo Lula) echegaram a14,5 bilhões -contra 4 bilhões em 2003.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Mercado de trabalho permanece aquecido e eleva desafios à frente

Caged: Brasil criou 232 mil vagas de trabalho em agosto

Pacote de auxílio econômico para companhias aéreas será de R$ 6 bi

Governo autoriza uso de aposentadoria complementar como garantia de empréstimo habitacional