Temer diz que é difícil votar pré-sal antes do Carnaval
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, considera ser "difícil" retomar a votação dos projetos que integram o marco regulatório do pré-sal antes do Carnaval. Ele afirmou, porém, que fará na próxima quarta-feira uma reunião dos líderes partidários para encontrar um acordo e viabilizar a votação. "O assunto é muito polêmico", […]
Da Redação
Publicado em 1 de fevereiro de 2010 às 14h20.
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, considera ser "difícil" retomar a votação dos projetos que integram o marco regulatório do pré-sal antes do Carnaval.
"O assunto é muito polêmico", disse ele a jornalistas nesta segunda-feira.
Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu pressa ao seu novo líder do governo na Casa, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). O Planalto teme que o calendário eleitoral contamine ainda mais as discussões do pré-sal.
Os projetos precisam ainda passar pelo crivo do Senado, onde a maioria governista é frágil. Se alterados lá, terão de retornar à Câmara.
Dos quatro projetos enviados à Câmara foram aprovados no plenário dois textos, um sobre a criação da estatal que vai fiscalizar os custos das empresas no pré-sal, a Petrosal; e o texto base da implantação do regime de partilha.
O mais esperado pelo mercado é o projeto que trata da capitalização da Petrobras, que ajudará a definir o volume que a estatal irá investir nos próximos cinco anos.