Economia

Setor de veículos segue numa trajetória descendente

As vendas encolheram 13,3% no confronto anual, apontou o IBGE


	Pé no freio: as vendas encolheram 13,3% no confronto anual, apontou o IBGE
 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Pé no freio: as vendas encolheram 13,3% no confronto anual, apontou o IBGE (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de setembro de 2015 às 11h33.

Rio de Janeiro - A alta de 5,1% nas vendas de veículos em julho ante junho, a maior desde novembro de 2014 neste confronto, não sinaliza ainda uma recuperação do setor, afirmou nesta quarta-feira, 16, Isabella Nunes, gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"Seria precipitado dizer que a venda de veículos cresceu. É apenas uma compensação. O setor segue numa trajetória descendente", disse.

A prova disso é que, na comparação com julho de 2014, o setor continuou registrando perdas. As vendas encolheram 13,3% no confronto anual, apontou o IBGE.

Dependente de crédito e da confiança dos consumidores, o setor não encontra conjuntura favorável, afirmou Isabella.

A antecipação de compras em períodos anteriores, devido a incentivos como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), também provoca a queda agora, segundo a gerente.

Acompanhe tudo sobre:CarrosAutoindústriaveiculos-utilitariosIBGEEstatísticasImpostosLeãoIPI

Mais de Economia

Exportações de serviços batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi em 2025

Haddad indica Guilherme Mello a Lula para vaga na diretoria do Banco Central

Conta de luz baratas: Aneel anuncia bandeira tarifária verde para fevereiro

Contas públicas têm déficit de R$ 55 bilhões em 2025, segundo Banco Central