Economia

Senado aprova, em segundo turno, PEC do Simples Municipal

A PEC prevê prestação de contas simplificadas para municípios de pequeno porte, facilitando o acesso a mais recursos

Senado: a proposta ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados (Adriano Machado/Reuters)

Senado: a proposta ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados (Adriano Machado/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 19 de setembro de 2017 às 20h37.

Priorizar nos meus resultados Google

Brasília - O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira, 19, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 77/2015, o chamado "Simples Municipal", que prevê prestação de contas simplificadas para municípios de pequeno porte.

A proposta ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados, antes de ser sancionada.

O objetivo da proposta é garantir um tratamento diferenciado para os pequenos municípios, facilitando o acesso a mais recursos e tornando a prestação de contas mais condizente com a realidade que experimentam.

Isso porque, atualmente, os pequenos e grandes municípios seguem os mesmos critérios de prestação de contas, o que acaba prejudicando as administrações municipais de menor porte, que sofrem com a alta burocracia.

Autor da proposta, o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) disse que a nova norma constitucional, a ser regulamentada em lei, favorece a adoção de regras mais simples para a celebração de convênios e transferências de créditos da União e estados.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasSenadoProjetos

Mais de Economia

Sem alíquota e com a MP do Imposto Seletivo adiada, indústria planeja 2027 no escuro

O que aconteceu com a nota de R$ 200? Números explicam por que ela é tão rara

Prévia do PIB: IBC-Br sobe 0,3% em agosto com recuo do agro

Reforma tributária: empresas correm para salvar créditos bilionários com o fim do ICMS