Economia

Safras de soja do RS e do MT sofrem perdas

A estiagem de dois meses e meio no Rio Grande do Sul já causou prejuízos de 2 bilhões de reais na produção de soja. A estimativa é da Emater, instituição de assistência técnica e extensão rural ligado ao governo estadual. Na contra mão, devido às chuvas, o maior estado produtor de soja do país, o […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h24.

A estiagem de dois meses e meio no Rio Grande do Sul já causou prejuízos de 2 bilhões de reais na produção de soja. A estimativa é da Emater, instituição de assistência técnica e extensão rural ligado ao governo estadual. Na contra mão, devido às chuvas, o maior estado produtor de soja do país, o Mato Grosso, já contabilizou perdas de 411 milhões de dólares,de acordo com levantamento realizado pelo Imea (Instituto Matogrossense de Economia Agrícola).

Segundo a Emater, a perda média nas lavouras de soja do Rio Grande do Sul é de 30%, mas em alguns municípios o prejuízo chega a 70%. Com isso, a estimativa inicial para a safra 2003/2004 poderá ser revista e apresentar uma queda de pelo menos 18,7%.

Embora tenha chovido no estado nos últimos dias, levantamentos feitos pela entidade mostraram que elas não foram suficientes para reverter o quadro de prejuízos nas lavouras e que a tendência é de o quadro se agrave se as condições climáticas não se alterarem. Em todo o estado já são 173 municípios em situação de emergência.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o tempo não mudará com a chegada do outono na madrugada deste sábado (20) e até o final deste mês não há expectativa de que chova muito na região. Para maio, o prognóstico é de que as precipitações fiquem no nível ou abaixo da média histórica.

No Mato Grosso, a safra de soja 2003/2004, que além das chuvas sofre com a incidência de ferrugem, também deverá ficar 10,6% abaixo da estimativa inicial e somar 13,9 milhões de toneladas.

<

p align="left">Mesmo com a redução, o Imea informou nesta quinta-feira (19/3) que a produção ainda será recorde, já que ficará acima da obtida na safra passada, de 12,9 milhões de toneladas.  

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Em carta a Haddad, Galípolo cita dólar, alimentos e quadro fiscal ao explicar inflação fora da meta

Em vídeo, Lula reforça que governo não vai taxar transferências via Pix

Potencial econômico da China é visto como forte por mais de 70% globalmente

China amplia déficit e intensifica políticas fiscais para crescimento em 2025