Economia

Saddam contabiliza várias baixas nas tropas aliadas

O presidente iraquiano Saddam Hussein afirmou que seus soldados provocaram várias baixas nas tropas aliadas. A fala foi feita durante esta segunda-feira, em um pronunciamento oficial do ditador. Ele vestia uniforme militar e saudou o comando iraquiano em Umm Qasr, onde tanques, caças, artilharia e infantaria norte-americanas não conseguiram desalojar cerca de 120 soldados da […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h57.

O presidente iraquiano Saddam Hussein afirmou que seus soldados provocaram várias baixas nas tropas aliadas. A fala foi feita durante esta segunda-feira, em um pronunciamento oficial do ditador. Ele vestia uniforme militar e saudou o comando iraquiano em Umm Qasr, onde tanques, caças, artilharia e infantaria norte-americanas não conseguiram desalojar cerca de 120 soldados da Guarda Republicana. A batalha continua na região. No pronunciamento, Saddam disse que a guerra será rápida e que o Iraque será vitorioso.

O ministro da Informação iraquiano, Mohammed Saeed al-Sahaf, disse na segunda-feira que 62 pessoas foram mortas nas últimas 24 horas pelas forças lideradas pelos Estados Unidos e que mais de 400 ficaram feridas. Al-Sahaf apresentou os números em uma entrevista coletiva, separando-os por cidade. Em Bagdá, 194 pessoas haviam ficado feridas por bombardeios, mas nenhuma morreu. A maioria das vítimas fatais aconteceu em Babel, onde 30 morreram, no sul de Bagdá, e em Bassora, 14.

Sobre Bassora, cidade iraquiana fundada por portugueses e hoje chamada de Basra, Saddam disse que a vitória está perto. As tropas aliadas confirmaram que a cidade ainda não foi tomada. O Iraque fala na morte de 77 civis, e a Cruz Vermelha alerta para um "desastre humanitário".

No discurso, Saddam pediu que os soldados mantivessem as batalhas em Mosul. Ainda não se sabe se o discurso, que durou 20 minutos, foi pré-gravado. "Fizemos muitos sacrifícios para evitar a guerra", disse Saddam.

Os combates entre tropas norte-americanas e britânicas e o Exército iraquiano se intensificaram na noite de domingo e madrugada de segunda-feira (horário local), no quinto dia de guerra. Novas explosões atingiram nesta segunda-feira (24/4) a capital iraquiana, Bagdá. As explosões aconteceram após a transmissão do discurso de Saddam.

A cidade de Mossul, no norte do Iraque, sofreu vários ataques aéreos nesta segunda-feira. As forças norte-americanas lançaram um ataque aéreo contra posições iraquianas ao longo da zona que separa a cidade estratégica de Kirkuk (Curdistão, norte). No Kuweit, mísseis Patriot interceptaram e destruíram mísseis iraquianos ao norte do país.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs

Cigarro mais caro deve pressionar inflação de 2024, informa Ministério da Fazenda

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,2%; expectativa para inflação também sobe, para 4,25%

Alckmin: empresas já podem solicitar à Receita Federal benefício da depreciação acelerada