Economia

Ritmo da recuperação na Alemanha está diminuindo, diz BC

FRANKFURT (Reuters) - O ritmo da recuperação econômica da Alemanha está diminuindo com a redução dos gastos do consumidor em automóveis e no varejo, disse o banco central alemão nesta segunda-feira.   Apesar de a maior economia da Europa ter crescido no quarto trimestre, ajudada pela demanda externa, seu dinamismo está sendo limitado pela queda […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de janeiro de 2010 às 10h28.

Priorizar nos meus resultados Google

FRANKFURT (Reuters) - O ritmo da recuperação econômica da Alemanha está diminuindo com a redução dos gastos do consumidor em automóveis e no varejo, disse o banco central alemão nesta segunda-feira.

Apesar de a maior economia da Europa ter crescido no quarto trimestre, ajudada pela demanda externa, seu dinamismo está sendo limitado pela queda na demanda doméstica, disse o banco central.

A visão do banco central de que o crescimento pode ter continuado no quarto trimestre contrasta com a avaliação da agência federal de estatísticas alemã na semana passada.

Segundo a agência, a atividade econômica ficou estagnada nos últimos meses do ano passado, após a economia ter encolhido um recorde de 5 por cento no ano como um todo.

"A ausência de aumento nas novas encomendas, o declínio das importações e a interrupção da melhora das expectativas empresariais no médio prazo sugerem que a indústria não vai compensar totalmente a queda da demanda no futuro próximo, a partir da expiração do esquema de incentivo à compra de automóveis", disse o banco central.

"Porém, tendo em vista a continuidade da melhora nas expectativas de exportação e o aumento nas encomendas em setores industriais não diretamente ligados à indústria automobilística, o processo de recuperação parece intacto", acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

O Brasil do Pix tem 130 milhões de pessoas que ainda pagam por boleto

Pix ou dinheiro físico? Pesquisa revela a preferência dos idosos no Brasil

Boletim Focus: mercado reduz projeção do PIB para 1,83% em 2026

Sem alíquota e com a MP do Imposto Seletivo adiada, indústria planeja 2027 no escuro