Economia

Relator da LDO de 2025 procura ministros e diz que apresentará parecer preliminar nesta quarta

Relatório final deve ser concluído em 9 de julho, prevê o ministro da Educação, Camilo Santana

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 10 de junho de 2024 às 18h13.

O relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025, o senador Confúcio Moura (MDB-RO), tem procurado ministros para tratar de seu relatório. Nesta segunda-feira, 10, ele esteve com o titular da Educação, Camilo Santana.

De acordo com o parlamentar, seu parecer preliminar será apresentado na quarta-feira, 12. Já o relatório final deve ser concluído, segundo a previsão dele, em 9 de julho.

"Estou visitando os ministérios. Hoje foi o dia do MEC", disse Moura, ao sair do encontro com o ministro. "(Fui) Perguntar ao ministro e à equipe técnica se está tudo bem, se há algo a acrescentar. Por exemplo, estamos vivendo esse momento de greve de professores, dos institutos federais e das universidades, se precisa colocar alguma coisa para atendimento dessas categorias" emendou.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta segunda-feira que não vê razão para a duração da greve dos professores e servidores das instituições federais de ensino e fez um apelo pelo encerramento da mobilização. Reitores, contudo pressionam o governo por reajustes de salários.

O calendário inicial divulgado pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) previa a votação do relatório preliminar da LDO de 2025 entre 1º e 6 de junho, mas a divulgação atrasou.

No ano passado, a aprovação do parecer final da LDO de 2024, relatada pelo deputado Danilo Forte (União-CE), ocorreu somente em dezembro.

Um dos motivos da demora para a análise do texto foram as discussões sobre o novo arcabouço fiscal, que alterou o limite de gastos do governo.

Acompanhe tudo sobre:Governo LulaOrçamento federal

Mais de Economia

Governo quer discutir distribuição extraordinária dos lucros do FGTS após julgamento

Pacheco vai ao Planalto para se reunir com Lula e discutir MP do PIS/Cofins

Análise: A perda de brilho da Fazenda fez o dólar encarecer 35 centavos

Indústria calçadista encerra abril com 288 mil empregos, 4,9% a menos do que abril de 2023

Mais na Exame