Rapidez de perdas no mercado de bônus preocupa membro do BCE

Banco Central Europeu pode também comprar mais ativos em setembro para atenuar suas transações e manter a média mensal

Frankfurt - A velocidade das perdas recentes no mercado europeu de bônus soberanos é preocupante, disse o membro do Conselho do Banco Central Europeu Benoît Coeuré, mas acrescentou que, de maneira geral, o movimento representa uma correção natural devido à reversão das previsões mais pessimistas sobre crescimento e inflação.

Coeuré disse que a compra de ativos do BCE vai aumentar ligeiramente em maio e junho dar conta da liquidez menor do mercado no período de férias de verão na Europa em julho e agosto - mas não para combater as perdas no mercado.

O banco central pode também comprar mais ativos em setembro para atenuar suas transações e manter a média mensal em 60 bilhões de euros, disse ele.

"Não vejo a recente reversão nos preços dos títulos alemães e de outros bônus soberanos como causa para preocupações, na medida em que reflete a correção do mercado", disse Coeuré em um discurso a portas fechadas na segunda-feira e que foi publicado nesta terça-feira. "É a rapidez da reversão que me preocupa".

"Após vários episódios similares, é mais um incidente de volatilidade extremas nos mercados de capitais globais mostrando sinais de liquidez reduzida", afirmou.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.