Queda de três linhas de transmissão causou apagão em 9 estados
Segundo secretário do Ministério de Minas e Energia, a queda foi causada por "condições meteorológicas adversas"
Da Redação
Publicado em 11 de novembro de 2009 às 11h32.
(Agência Estado) - O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse nesta quarta-feira (11) que o apagão, que atingiu boa parte do país ontem à noite, foi causado pela queda de três linhas de transmissão, responsáveis por transportar energia da hidrelétrica de Itaipu. Foram duas linhas entre os municípios de Ivaiporã (Paraná) e Itaberá (São Paulo) e uma terceira entre Itaberá e Tijuco Petro (em São Paulo).
Segundo o secretário, a queda foi causada por "condições meteorológicas adversas", mas ele não especificou quais foram. De acordo com Zimmermann, o sistema já voltou a operar e o apagão teve uma duração total de quatro horas.
Segundo o diretor de Itaipu, Jorge Samek, em entrevista à “GloboNews”,do ponto de vista de geração de energia não ocorreu problema nenhum e a usina estava operando normalmente. Ele conta que, de repente às 22h13, 18 unidades de energia passaram a não ser recepcionadas pelas linhas de transmissão de forma simultânea.
Por isso, explica Samek, um sistema de segurança foi acionado e imediatamente passou-se a não produzir energia até que se recomeçasse o processo de transmissão.
Ele afirmou à rede de TV que nunca tinha acontecido em Itaipu das 18 unidades passarem por esse processo simultaneamente.