Premiê britânico vê apoio crescente a taxa global sobre bancos
LONDRES (Reuters) - O primeiro-ministro britânico Gordon Brown disse nesta segunda-feira que vê um apoio crescente a algum tipo de cobrança internacional sobre os bancos que vise o financiamento de apoio ao setor. O imposto global sobre transações financeiras, proposto por Brown em uma reunião do G20 na Escócia em novembro, estava na agenda durante […]
Da Redação
Publicado em 25 de janeiro de 2010 às 13h42.
LONDRES (Reuters) - O primeiro-ministro britânico Gordon Brown disse nesta segunda-feira que vê um apoio crescente a algum tipo de cobrança internacional sobre os bancos que vise o financiamento de apoio ao setor.
"Como resultado da proposta do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e de seu secretário Timothy Geithner de um imposto sobre a concessão de crédito, eu acho que as propostas que eu fiz em St Andrews (Escócia)... estão ganhando força em todo o mundo", disse Brown a jornalistas.
O governo norte-americano tem se oposto a uma taxa sobre transações financeiras, mas defendeu neste mês a instalação de uma cobrança sobre as instituições financeiras para que "cada centavo" dos bilhões de dólares usados para socorrer os bancos seja devolvido aos contribuintes.