Poupança pode ter mudança apenas em novas contas, diz jornal

Segundo reportagem do jornal Valor Econômico, a remuneração atrelada à selic poderia valer apenas para novos depósitos

São Paulo - As mudanças que o governo pode anunciar para o rendimento das cadernetas de poupança devem excluir as aplicações existentes. As informações são do jornal Valor Econômico. A expectativa é que o governo anuncie as mudanças ainda hoje

Uma das propostas possíveis, é que o rendimento da poupança seja atrelado à Selic.  Desse modo, até certa faixa de depósitos o investidor receberia 80% da selic e, acima desse valor, passaria a receber 70%. Hoje, a presidente deve realizar encontros em busca de apoio à alteração das regras. Entre os deputados, muitos já se mostraram favoráveis à proposta

Hoje, o cálculo dos rendimentos de poupança é feito com base na remuneração básica (Taxa Referencial) mais uma remuneração fixa de 0,5% ao mês. A poupança também tem isenção de imposto de renda. 

Com a redução da Selic, a taxa básica de juros, para 9,0% na última reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central, o retorno de títulos públicos pode ficar inferior ao da poupança, após o desconto de impostos e taxas cobradas por administradores de recursos – o que pode levar investidores a optar pela poupança em detrimento da dívida do governo ou dos bancos.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.