Economia

PMI industrial do japão avança para 54,2 em outubro

Com o desempenho atual, o índice de atividade dos gerentes de compra atingiu o maior nível desde maio de 2010


	Economia no Japão: este é o oitavo mês seguido que o indicador fica acima de 50, o que indica expansão da atividade
 (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)

Economia no Japão: este é o oitavo mês seguido que o indicador fica acima de 50, o que indica expansão da atividade (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de outubro de 2013 às 21h57.

Tóquio - A provedora de dados Markit e a Nomura/JMMA informaram que o índice de atividade dos gerentes de compra (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial do Japão cresceu a um ritmo mais rápido em outubro. O índice avançou para 54,2 na leitura de outubro, de 52,5 em setembro. Com o desempenho atual, o índice atingiu o maior nível desde maio de 2010.

Este é o oitavo mês seguido que o indicador fica acima de 50, o que indica expansão da atividade.

O total de novas encomendas atingiu seu maior nível em quatro anos, enquanto a produção manufatureira chegou ao desempenho mais expressivo desde dezembro de 2009. Ambos os fatores foram determinantes para a elevação do PMI industrial do Japão. A tendência do emprego na indústria japonesa permaneceu estável pelo terceiro mês consecutivo.

"Os últimos dados do PMI indicam que a recente expansão foi em grande parte impulsionada pela demanda e pela decisão do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, em elevar o imposto sobre vendas a partir de abril de 2014", disse Claudia Tillbrooke, economista da Markit, em relatório.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaJapãoDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoPMI – Purchasing Managers’ Index

Mais de Economia

Brasil cria 1,2 milhão de empregos formais em 2025, menor saldo desde 2020

Haddad confirma saída do ministério da Fazenda em fevereiro

Dutra terá corredor logístico eletrificado entre Rio de Janeiro e São Paulo

Banco Central muda comunicado e sinaliza para corte da Selic em março