EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 14 de dezembro de 2009 às 08h54.
Paul Samuelson, cujo trabalho ajudou a formar a base da economia moderna, morreu neste domingo em sua casa em Belmont, Massachusetts, depois de uma breve doença. Ele tinha 94 anos.
Sua morte foi anunciada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Samuelson ficou conhecido por seu trabalho ao aplicar rigorosa análise matemática ao equilíbrio entre preços e oferta e procura.
"Paul Samuelson transformou tudo o que tocou: as fundações teóricas do seu campo, o modo como a economia era discutida ao redor do mundo, o ethos e a estatura de seu departamento, as práticas de investimento do MIT e a vida de seus colegas e estudantes", disse a presidente do MIT, Susan Hockfield, em um comunicado.
Samuelson foi o primeiro norte-americano a receber o Nobel de Economia - em 1970, o segundo ano da premiação. Na época, a Academia Sueca justificou o prêmio dizendo que Samuelson "havia feito mais do que qualquer outro contemporâneo economista para elevar o nível da análise científica na teoria econômica".
Paul Anthony Samuelson nasceu em Gary, Indiana, em 1915. Ele se formou na Universidade de Chicago e fez mestrado e doutorado em Harvard.
Foi conselheiro dos presidentes John F. Kennedy e Lyndon Johnson, e durante anos escreveu uma coluna popular na revista Newsweek.