O crescimento da economia já está acontecendo, diz Meirelles

O ministro declarou que o governo espera que no trimestre final de 2017, o PIB avance a uma taxa ao redor de 2,7%

São Paulo - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que a economia brasileira voltou a crescer e, no primeiro trimestre de 2017, o Produto Interno Bruto (PIB) do país dá sinais de ter crescido entre 0,7% a 0,8%.

"O crescimento da economia já está acontecendo."

Meirelles ressaltou que o governo espera que no trimestre final de 2017, o PIB avance a uma taxa ao redor de 2,7%.

Assim, o Brasil entraria em 2018 crescendo ao ritmo de 3% ao ano, afirmou o ministro em entrevista à imprensa após fazer palestra em evento do Banco Mundial.

"É fundamental isto, porque não só assegura emprego e renda, mas também garante um crescimento da arrecadação fiscal, que é fundamental para o equilíbrio das contas públicas."

Com a aprovação da reforma da Previdência, a volta do crescimento econômico e o controle de despesas públicas, Meirelles disse que o governo terá condições de fazer a dívida se estabilizar e em seguida começar a cair.

"Vai cair substancialmente nos próximos 10 anos", disse ele ao falar da relação dívida/PIB, um dos indicadores de solvência de um país e número monitorado de perto por investidores internacionais e agências de classificação de risco.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.