Economia

Número de cheques devolvidos aumenta 1,6% em julho

Crescimento é decorrente de maior volume de compras no mês, diz pesquisa

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h27.

A inadimplência aumentou em julho, de acordo com estudo realizado pela Equifax. A pesquisa mostra que cresceu em 1,61% no mês passado, em relação a junho, o número de cheques sem fundo usados em compras no país. Também houve alta de 0,21% na comparação com o mesmo mês de 2005.

No total, foram 3,188 milhões de cheques devolvidos no mês de julho. No acumulado do ano, 2006 também registra uma inadimplência maior do que a de 2005, com alta de 2,4%.

O número de títulos protestados, que chegou a 786 506 em julho, teve alta mais leve na comparação com o mês anterior: 0,84% Já frente a julho do ano passado, o crescimento é de 7,9%. De acordo com Alcides Leite, coordenador do Centro de Conhecimento da Equifax, o nível de inadimplência foi influenciado no mês passado pelo aumento das compras, e deve ser contido nos próximos meses. "No começo do segundo semestre deste ano, contudo, vemos uma tendência de reversão para baixo no ritmo de crescimento do volume de cheques devolvidos, o que indica uma recuperação de renda e queda do desemprego em relação a igual período dos anos anteriores".

A pesquisa da Equifax analisou informações fornecidas pelo Banco Central, por cartórios, juntas comerciais e fóruns, a partir das transações comerciais realizadas por 28 000 clientes em todo o país.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Presidente do Banco Central Europeu prevê retorno da inflação para 2% na zona do euro

Banco Central comunica vazamento de dados de 53.383 chaves Pix cadastradas na Qesh

Setor público tem déficit de R$ 21,4 bi em agosto