Mundo terá mais de 1 bilhão de turistas em 2012, diz OMT

O número de pessoas fazendo viagens turísticas em 2012 deve bater o recorde de aumento de 3% comparado a 2011 em uma Europa afetada pela recessão

Madri – O número de turistas no mundo este ano ultrapassará a marca de 1 bilhão, apesar da crise econômica, informou o chefe da Organização Mundial do Turismo (OMT) nesta quarta-feira.

“A necessidade de viajar está desafiando as dificuldades econômicas”, afirmou Taleb Rifai, secretário geral do organismo da ONU, com sede em Madri, à AFP.

O número de pessoas fazendo viagens turísticas em 2012 deve bater o recorde de aumento de 3% comparado a 2011 em uma Europa afetada pela recessão, 7% na Ásia e 4% em todo o mundo, disse ele.

“Quando você tem um bilhão de viajantes internacionais, isso significa que um em cada seis pessoas do mundo cruza fronteiras,” disse ele.

“Se você somar a isso cerca de mais cinco bilhões de turistas dentro de suas fronteiras nacionais… há, pelo menos, uma viagem por ano para cada cidadão do mundo definido como turista”.

Os dados indicam uma forte recuperação comparada a 2009, quando o mundo do turismo recuou 3,8% no auge da crise financeira, apesar da desaceleração do crescimento, após atingir 6,6% em 2010.

Segundo Rifai, a organização projeta que, em 2030, o número de turistas ao redor do mundo alcançará 1,8 bilhão.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.