Economia

Movimento do comércio tem novo recorde de baixa em 12 meses

Na análise mensal, o setor de "Móveis e Eletrodomésticos" apresentou queda de 4,6% em janeiro e "outros artigos do varejo" teve retração de 9,9%


	Consumo de roupas: segundo a empresa, o cenário para 2016 permanece desafiador e possivelmente o varejo terá outro ano de perdas.
 (Alexandre Battibugli / EXAME)

Consumo de roupas: segundo a empresa, o cenário para 2016 permanece desafiador e possivelmente o varejo terá outro ano de perdas. (Alexandre Battibugli / EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de fevereiro de 2016 às 16h14.

Priorizar nos meus resultados Google

São Paulo - O movimento do comércio varejista caiu 3,4% em janeiro, no acumulado em 12 meses, e atingiu novo recorde de baixa, segundo pesquisa da Boa Vista SCPC.

A série histórica começa em 2010. Na comparação da janeiro com dezembro, na série com ajuste sazonal, houve baixa de 1,4%. Ante janeiro de 2014 a baixa foi de 6,1%.

"Desta forma, janeiro continua a consolidar a tendência de queda mostrada pelo varejo, que desde julho de 2015 ano já se encontrava em território negativo. Fatores como elevação de juros, piora do mercado de trabalho, queda no consumo das famílias e inflação em patamar elevado podem ser considerados como os principais condicionantes deste cenário", diz a Boa Vista em comunicado.

Segundo a empresa, o cenário para 2016 permanece desafiador e possivelmente o varejo terá outro ano de perdas.

Na análise mensal, o setor de "Móveis e Eletrodomésticos" apresentou queda de 4,6% em janeiro e "outros artigos do varejo" teve retração de 9,9%.

A categoria de "Tecidos, Vestuários e Calçados" subiu 2,4% no mês. Já a atividade do setor de "Supermercados, Alimentos e Bebidas" avançou 1,0%, enquanto o segmento de "Combustíveis e Lubrificantes" apresentou pequena elevação de 0,2%.

O indicador de movimento do comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista SCPC, por empresas do setor varejista.

As séries têm como ano base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasComércioVarejoBoa Vista SCPC

Mais de Economia

Tesouro enfrenta mercado mais cauteloso e aumenta exposição da dívida à Selic

PCE: inflação fica em 3,7% nos 12 meses até julho e supera expectativas nos EUA

IPCA-15 de agosto cai 0,40%, com inflação em 12 meses a 4,24%

‘Fim da escala 6x1 pode elevar custo do varejo em pelo menos 20%’, diz presidente do IDV