Monções na Índia: agricultores indianos dependem das chuvas de monções para culturas como arroz, cana-de-açúcar, milho, algodão e soja (Cathal McNaughton/Reuters)
Reuters
Publicado em 6 de junho de 2017 às 11h17.
Nova Déli - As cruciais chuvas de monções da Índia deverão atingir 98 por cento da média de longo prazo neste ano, disse o escritório estatal de meteorologia nesta terça-feira, o que representa dois pontos percentuais acima da previsão anterior, potencialmente elevando a produção agrícola e o crescimento econômico.
As monções representam cerca de 70 por cento das chuvas anuais na Índia e são críticas para o setor agrícola, que representa cerca de 15 por cento da economia indiana e emprega mais de metade dos 1,3 bilhão de habitantes do país.
A chuva mensal no país deverá somar 96 por cento da média de longo prazo em julho, e 99 por cento em agosto, disse o Departamento Meteorológico da Índia, em projeção com margem de erro de 9 por cento.
Em abril, o órgão havia projetado as chuvas de monções deste ano em 96 por cento da média de 50 anos.
Os agricultores indianos dependem das chuvas de monções para culturas como arroz, cana-de-açúcar, milho, algodão e soja, uma vez que quase metade das terras cultiváveis do país sofrem com falta de irrigação.