Economia

Maior banco credor da Ucrânia é declarado como insolvente

Governo ucraniano afirmou que a nacionalização da instituição financeira é a única saída para proteger o dinheiro dos correntistas

Privatebank: BC ucraniano informou que o governo está disposto a injetar liquidez no PrivatBank (Valentyn Ogirenko/Reuters)

Privatebank: BC ucraniano informou que o governo está disposto a injetar liquidez no PrivatBank (Valentyn Ogirenko/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 19 de dezembro de 2016 às 08h43.

Priorizar nos meus resultados Google

Kiev - A Ucrânia declarou nesta segunda-feira o PrivatBank, maior credor do país, insolvente e anunciou a nacionalização da instituição como o único jeito de proteger o dinheiro dos 20 milhões de correntistas ucranianos e evitar ameaças ao sistema financeiro.

Em comunicado, o banco central ucraniano informou que o PrivatBank não cumpriu o programa de recapitalização e que 97 por cento dos empréstimos corporativos foram concedidos a empresas ligadas aos acionistas do banco. Até 1º de dezembro, a necessidade de capital da instituição estava em 148 bilhões de hryvnias (5,65 bilhões de dólares).

"Estamos certos de que trazer o banco para propriedade do Estado é o único modo possível de salvar o dinheiro dos clientes e salvar o sistema financeiro", anunciou o BC ucraniano no documento.

Paralelamente, o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, tranquilizou os correntistas de que seus recursos estão seguros e que submeteu ao Parlamento uma emenda visando a conceder garantias adicionais aos depositantes.

O BC, por sua vez, informou que o governo está disposto a injetar liquidez no PrivatBank, se necessário, e que não vê o processo de nacionalização afetando significativamente o mercado de câmbio ou os níveis de inflação.

O ministro de Finanças do país informou que o banco será vendido, assim que tiver se recuperado.

A nacionalização ocorre poucos dias antes de o Parlamento votar o orçamento do próximo ano.

Acompanhe tudo sobre:BancosUcrâniaGoverno

Mais de Economia

Reforma tributária: empresas correm para salvar créditos bilionários com o fim do ICMS

IPCA sobe 0,82% em setembro, puxado pela conta de luz e alimentos

Durigan diz ter dificuldade de entender 'euforia' do mercado após 1º turno

Reforma tributária: sistema de gestão virou obrigatório para a PME, mas não resolve sozinho