Economia

Grande SP deve ganhar novo aeroporto; veja o que se sabe

O ministro Silvio Costa Filho explicou ainda que a ideia é que o novo local atenda tanto o transporte de cargas quanto passageiros

Novo aeroporto em SP: ministro detalhou os planos (Gunther Werk/Exame)

Novo aeroporto em SP: ministro detalhou os planos (Gunther Werk/Exame)

Publicado em 27 de fevereiro de 2024 às 06h05.

Última atualização em 27 de fevereiro de 2024 às 15h38.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reforçou nesta segunda-feira, 26, o projeto de construção de um novo aeroporto na Grande São Paulo. "Um novo aeroporto em São Paulo é umas prioridades", disse Costa Filho, durante entrevista ao programa Macro em Pauta, da EXAME. 

Segundo Costa Filho, o novo aeroporto deve ser construído no município de Cajamar, na região metropolitana. Para justificar a construção de um novo terminal, o chefe de Portos e Aeroportos disse que a estimativa do ministério que é em até três anos o número de passageiros no Brasil chegue em 135 milhões. Em 2023, a aviação cresceu 15, saindo de 98 milhões de passageiros para 112 milhões. O estado de São Paulo, segundo o ministro, representa até 30% desse total. Por isso a importância de um novo aeroporto. 

"Daqui a 8 a 10 anos, os aeroportos de São Paulo estarão operando no limite, a exemplo de Congonhas. Pensando nisso, porque qualquer aeroporto demora de cinco a dez anos para ficar pronto, iniciamos a tratativa com a CCR, já tem alguns operadores com interesse em operar e criamos um grupo de trabalho no ministério", disse.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:Ministério dos Portos e AeroportosAeroportos do Brasil

Mais de Economia

Após pedido do governo, Zanin suspende liminar que reonera a folha de pagamentos por 60 dias

Haddad: governo anuncia na próxima semana medidas sobre impacto e compensação da desoneração

Fiergs pede ao governo Lula flexibilização trabalhista e novas linhas de crédito ao RS

É possível investir no exterior morando no Brasil?

Mais na Exame