Economia

Lula anuncia financiamento de exportações de alimentos ao Irã

TEERÃ - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou neste domingo que o Brasil financiará a exportação de 1 bilhão de euros de alimentos para o Irã em cinco anos. A iniciativa foi objeto de um memorando de entendimento assinado por Lula e pelo presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad. Lula, que destacou que a decisão […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2010 às 14h03.

TEERÃ - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou neste domingo que o Brasil financiará a exportação de 1 bilhão de euros de alimentos para o Irã em cinco anos.

A iniciativa foi objeto de um memorando de entendimento assinado por Lula e pelo presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad. Lula, que destacou que a decisão facilitará os negócios entre os dois países, visita a República Islâmica desde sábado, deixando o país na segunda-feira.

"Não faz sentido que os negócios entre empresas iranianas e brasileiras dependam do crédito e da boa vontade de bancos estrangeiros", disse Lula ao lado de Ahmadinejad no encerramento de um fórum empresarial na capital iraniana.

Um dos principais desafios dos exportadores brasileiros é justamente a obtenção de crédito para vender ao Irã, pois os grandes bancos privados que têm negócios nos Estados Unidos temem retaliações do governo norte-americano se facilitarem a venda de produtos ao Irã.

Lideradas pelos Estados Unidos, potências ocidentais acusam Teerã de buscar a fabricação de armas nucleares e defendem a aplicação de uma quarta rodada de sanções contra o país pela ONU. O governo de Ahmadinejad nega ter tal intenção, e alega querer a energia nuclear para fins pacíficos.

Em meio à disputa, o Brasil tenta durante a visita intermediar uma solução negociada com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), depois que os dois lados chegaram a um impasse sobre a troca de urânio iraniano por combustível nuclear já pronto para o uso. O Brasil também desenvolve a energia nuclear, com fins pacíficos.

O sistema que o Brasil adotará para financiar a exportação para o Irã é o Proex (Programa de Financiamento às Exportações), que busca proporcionar às empresas brasileiras condições de financiamento equivalentes às do mercado internacional.

Acompanhe tudo sobre:AlimentosAmérica LatinaÁsiaComércioComércio exteriorDados de BrasilIrã - PaísTrigo

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor