EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h57.
A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (16) o primeiro lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física 2003, ano-base 2002. Nesse lote foram liberadas 1.155.869 declarações com imposto a restituir, no valor de R$ 1.141.102.436,10. A consulta poderá ser feita na página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br) e pelo telefone 0300-78-0300.
O dinheiro estará disponível para saque ou será depositado nas contas dos contribuintes. O valor da restituição virá corrigido em 2,97%, referentes à variação da taxa Selic de maio e de 1% de junho.
Quem não informou conta para o crédito poderá ir a uma agência do Banco do Brasil ou ligar grátis para 0800-785678, a partir desta segunda-feira (16/6), e pedir a transferência dos recursos para qualquer banco em que seja correntista.
O dinheiro vai estar disponível no banco por um ano. Depois disso, o contribuinte deverá solicitar o saque na unidade local da Receita. Caso não concorde com o valor a receber, o contribuinte pode sacá-lo e reclamar a diferença posteriormente.
A partir deste ano, a Receita não vai mais avisar os declarantes por Correio. Deste lote em diante, o aviso sobre a liberação da restituição será enviado para o e-mail do contribuinte que foi informado na declaração. Esse envio será simultâneo à disponibilização das informações na internet.
A consulta ao extrato poderá ser feita a partir do dia 16, na página da Receita na internet. Ao clicar no link "restituição da pessoa física", o contribuinte terá que informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o do recibo de entrega da declaração.
Veja a data de pagamento dos próximos lotes: