Economia

Itaipu vai fornecer 6,876 mil MW para distribuidoras em 2018

Usina fornece energia para as concessionárias que atuam nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Itaipu: volumes de 2018 refletem os novos valores de garantia física da usina, que foi reduzida em 430 MW médios (Divulgação/EXAME.com/Site Exame)

Itaipu: volumes de 2018 refletem os novos valores de garantia física da usina, que foi reduzida em 430 MW médios (Divulgação/EXAME.com/Site Exame)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 5 de dezembro de 2017 às 11h57.

Brasília - A usina de Itaipu poderá fornecer 6,876 mil megawatts médios para as distribuidoras de energia do País em 2018. Para o Paraguai, a usina vai produzir 896,1 MW médios.

A usina de Itaipu fornece energia para as concessionárias que atuam nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Os volumes refletem os novos valores de garantia física da usina, que foi reduzida em 430 MW médios, para um total de 7,772 mil MW médios neste ano.

Até o ano passado, a garantia física de Itaipu era de 8,2 mil MW médios. A garantia física representa o volume de energia que a usina pode entregar para o sistema elétrico.

A revisão dos valores de garantia física das usinas foi adiada por três anos. Os produtores eram contra esse recálculo, pois isso reduziria o volume de energia que eles poderiam comercializar.

A revisão foi aplicada a todas as hidrelétricas do País e considerou a produção efetiva dessas usinas nos últimos anos.

A garantia física de Itaipu ainda pode passar por novo recálculo em razão da consulta pública realizada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), que deve fazer ajustes no Mecanismo de Realocação de Energia (MRE).

O MRE funciona como um clube das hidrelétricas, por meio do qual as usinas compensam a produção menor de uma com a geração maior de outra.

O balanço final resulta no risco hidrológico, que representa o déficit de produção do conjunto de hidrelétricas do País.

Acompanhe tudo sobre:AneelEnergia elétricaItaipuUsinas

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor