Economia

Intenção de consumo sobe 0,5% em fevereiro, FecomercioSP

Na comparação com fevereiro do ano passado, contudo, o indicador recuou 7,5%


	Consumidores escolhem eletrodomésticos: em fevereiro, houve recuperação da percepção dos paulistanos sobre momento para compra de bens duráveis
 (José Cruz/ABr)

Consumidores escolhem eletrodomésticos: em fevereiro, houve recuperação da percepção dos paulistanos sobre momento para compra de bens duráveis (José Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de março de 2014 às 16h33.

São Paulo - O índice que mede a Intenção de Consumo das Famílias paulistanas subiu 0,5% em fevereiro ante janeiro, para 125,4 pontos, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Na comparação com fevereiro do ano passado, contudo, o indicador recuou 7,5%.

Com a marca de 125,4 pontos, de acordo com a FecomercioSP, o índice retorna à média do último trimestre do ano passado.

Para a instituição, isso demonstra estabilidade da satisfação do paulistano em patamar "historicamente baixo e sem perspectivas de mudança em curto prazo".

Em fevereiro, houve recuperação da percepção dos paulistanos sobre o momento para compra de bens duráveis (alta de 29,5% ante recuo de 15,2% em janeiro).

Em janeiro, de acordo com a FecomercioSP, a queda na confiança envolvendo produtos desse setor foi resultado da volta gradativa das alíquotas de IPI para automóveis.

O item perspectiva profissional cresceu 2,3% de janeiro para fevereiro e o quesito emprego permaneceu relativamente estável, segundo a instituição, com recuo de 0,1%. Os dois comportamentos também contribuíram positivamente para o resultado do mês.

Já o item que mede percepção sobre acesso ao crédito caiu 1,9%, enquanto o quesito renda atual caiu 2,9%. Houve queda também nas percepções para nível de consumo atual (-8,2%) e perspectiva de consumo (-8,8%).

"Um cenário que provoca desânimo entre os empresários do comércio, sinalizando poucas possibilidades de uma efetiva recuperação neste início de ano do fraco desempenho verificado em 2013", destaca a FecomercioSP, em nota.

Acompanhe tudo sobre:ComércioConsumoFecomércio

Mais de Economia

Brasil cria 1,2 milhão de empregos formais em 2025, menor saldo desde 2020

Haddad confirma saída do ministério da Fazenda em fevereiro

Dutra terá corredor logístico eletrificado entre Rio de Janeiro e São Paulo

Banco Central muda comunicado e sinaliza para corte da Selic em março