INPC cai 0,07 ponto percentual e fecha novembro com 0,54%

O indice, calculado pelo IBGE, tem como objetivo oferecer a variação dos preços no mercado varejista, mostrando, assim, o aumento do custo de vida da população

Rio de Janeiro - O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de novembro ficou 0,07 ponto percentual menor que o de outubro, encerrando o penúltimo mês do ano com 0,54%.

O indicador mede a inflação para famílias com até cinco salários mínimos.

O indice, calculado pelo IBGE, tem como objetivo oferecer a variação dos preços no mercado varejista, mostrando, assim, o aumento do custo de vida da população.

No ano, o INPC acumula 4,81%, resultado menor que a inflação de 5,42% do mesmo período de 2012. Já quando são comparadas as taxas acumuladas nos últimos doze meses com as do período anterior, a soma é idêntica: 5,58%.

O grupo dos produtos alimentícios teve uma queda 0,4 ponto percentual, de 0,94% para 0,54%. Já os não alimentícios subiram para o mesmo valor, partindo de 0,47% em outubro.

Fortaleza teve a alta mais forte da inflação para essas famílias, de 0,48% para 1,10%. Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília foram as outras regiões metropolitanas em que a taxa acelerou em novembro, enquanto Recife, Goiânia, Belém, Curitiba, Salvador e São Paulo puxaram o indicador para baixo.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.