Economia

Índice da Fiesp mostra indústria estável em agosto

Indicador de Nível de Atividade teve recuo de 6,7% no acumulado até agosto sobre mesmo período de 2013 e, no acumulado em 12 meses, indicador teve queda de 5,0%


	Indústria: na comparação com mesmo mês do ano passado, INA apresentou queda de 7,1%
 (Getty Images)

Indústria: na comparação com mesmo mês do ano passado, INA apresentou queda de 7,1% (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de setembro de 2014 às 16h15.

São Paulo - O Indicador de Nível de Atividade (INA) da indústria paulista permaneceu estável em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal, informou nesta terça-feira, 30, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Na mesma base de comparação, na série sem ajuste sazonal, o indicador teve alta de 0,7%.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o INA apresentou queda de 7,1%.

Em nota de divulgação, o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp e do Ciesp, Paulo Francini, lembrou que em agosto deste ano houve 21 dias úteis, um a menos do que no mesmo período do ano passado.

Francini acrescentou que não enxerga uma recuperação no horizonte e manteve a previsão de queda para o desempenho da indústria neste ano em torno de 5,0%.

No acumulado do ano até agosto, o INA registrou recuo de 6,7% em relação a igual período do ano passado e, no acumulado em 12 meses, o indicador teve queda de 5,0%.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) com ajuste sazonal ficou em 79,6% em agosto, mesmo nível de julho, na série com ajuste sazonal. 

Na série sem ajuste sazonal, o Nuci ficou em 80,6% em agosto, ante 80,5% em julho.

A Fiesp revisou dados do INA de julho. Na série com ajuste sazonal, em vez de alta de 0,5% na passagem de junho para julho, como divulgado anteriormente, o INA teve alta de 0,4%.

Na série sem ajuste sazonal, a Fiesp revisou o resultado de uma alta de 8,1% para uma elevação de 8,2%.

Sensor

A confiança dos empresários industriais paulistas ficou em 48,6 pontos na pesquisa Sensor de setembro de 2014, ante 45,6 pontos na sondagem de agosto, segundo a Fiesp.

O indicador busca obter informações da atividade da indústria de transformação durante o mês corrente da coleta de dados.

De acordo com a Fiesp, dos cinco itens que compõem o Sensor, três subiram (Mercado, a 52,0 pontos; Estoque, a 44,9 pontos; e Investimento, a 49,2 pontos) e dois permaneceram estáveis (Vendas, a 52,0 pontos; e Emprego, a 44,7 pontos).

Acompanhe tudo sobre:FiespIndicadores econômicos

Mais de Economia

BNDES firma acordo de R$ 1,2 bilhão com a Agência Francesa para projetos no Brasil

Se Trump deportar 7,5 milhões de pessoas, inflação explode nos EUA, diz Campos Neto

Câmara aprova projeto do governo que busca baratear custo de crédito