Economia

Governo vai enviar nas próximas semanas PEC sobre capitalização

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse que a equipe do ministério da Economia está finalizando proposta de capitalização para Previdência

Onyx Lorenzoni: ministro participou de evento evangélico "Marcha para Jesus" neste sábado, 10 (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Onyx Lorenzoni: ministro participou de evento evangélico "Marcha para Jesus" neste sábado, 10 (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

AB

Agência Brasil

Publicado em 10 de agosto de 2019 às 13h51.

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse neste sábado, 10, que o governo vai enviar “nas próximas semanas” à Câmara dos Deputados proposta de emenda à Constituição (PEC) que institui o modelo de capitalização no sistema previdenciário. A capitalização é um sistema em que cada trabalhador tem uma conta individual de Previdência.

Onyx afirmou que a equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, está finalizando a proposta. “Ali está o grande futuro do Brasil. Não apenas na questão previdenciária, mas preponderantemente como instrumento e alavanca de ampliar a poupança interna e trazer, assim, a libertação do Brasil do capital externo" disse Onyx, antes de participar do evento Marcha para Jesus, que teve a presença do presidente Jair Bolsonaro.

O ministro afirmou ainda que defende a contribuição patronal na capitalização, mas destacou que a equipe econômica ainda está trabalhando na proposta. “Eu defendo, por exemplo, que tenhamos optativamente ou fundo de capitalização ou poupança individual para a aposentadoria”, acrescentou. "É a Lei Áurea para o Brasil, na minha visão, do Brasil econômico a PEC da capitalização".

O sistema de capitalização integrava a proposta de reforma da Previdência enviada pelo governo federal em fevereiro, mas o relator da PEC na Comissão Especial da Câmara, deputado Samuel Moreira (PMDB-SP), retirou esse item do seu parecer.

Acompanhe tudo sobre:Onyx LorenzoniPaulo GuedesPrevidência SocialReforma da PrevidênciaTítulos de capitalização

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor