Economia

Governo planeja criar estatal para infraestrutura, diz Folha

Reportagem da Folha de São Paulo publicada hoje diz que Fazenda criou comissão para sugerir novas regras e dar mais segurança ao investimento privado no setor


	Aeroporto de Brasília: governo quer estimular investimento privado em infraestrutura
 (Cristiano Mariz/EXAME)

Aeroporto de Brasília: governo quer estimular investimento privado em infraestrutura (Cristiano Mariz/EXAME)

João Pedro Caleiro

João Pedro Caleiro

Publicado em 22 de outubro de 2015 às 10h19.

São Paulo - De acordo com uma reportagem do jornal Folha de São Paulo publicada hoje, o governo federal está planejando criar uma nova estatal para fazer projetos de rodovias, portos, aeroportos e outras obras de infraestrutura.

Chamada inicialmente de "Estruturadora Pública Nacional", ela teria um regime especial para contratação e não precisaria seguir as atuais regras da Lei de Licitações. O objetivo é facilitar e dar segurança ao investimento privado no setor.

A ideia seria de ter uma estrutura enxuta com liberdade para contratar consultorias privadas para elaboração de projetos e aberta também para governos estaduais e municipais. Os órgãos de controle estariam presentes e acompanhariam todas as etapas.

A nova modalidade de regras a ser enviada ao Congresso Nacional se chamaria "PPP Mais" e teria sido criada por um grupo de trabalho criado pelo Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, com juristas, procuradores e especialistas em licitações públicas.

Em 2012, o governo criou a EPL (Empresa de Planejamento e Logística) para preparar estudos de interligação de diferentes eixos de infraestrutura.

Acompanhe tudo sobre:Empresas estataisInfraestruturaMinistério da Fazenda

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Mais na Exame