Economia

Governo fará leilão de hidrelétricas da Cemig em 30 de setembro

Venda das concessões de usinas pode render cerca de 12 bilhões de reais ao Tesouro

Hidrelétrica: concessões deverão ser outorgadas pelo prazo de 30 anos, contados da data de assinatura do contrato de concessão ou do término do contrato vigente (./Divulgação)

Hidrelétrica: concessões deverão ser outorgadas pelo prazo de 30 anos, contados da data de assinatura do contrato de concessão ou do término do contrato vigente (./Divulgação)

R

Reuters

Publicado em 5 de abril de 2017 às 09h05.

Última atualização em 5 de abril de 2017 às 11h02.

São Paulo - O governo federal deverá realizar até 30 de setembro leilão de concessões de hidrelétricas de 2017 que inclui quatro usinas operadas pela estatal mineira Cemig cujos contratos venceram, de acordo com publicação do Diário Oficial da União desta quarta-feira.

A venda das concessões de usinas pode render cerca de 12 bilhões de reais ao Tesouro, o que já consta da estimativa de arrecadação do governo para 2017.

Segundo publicação no DO, deverá ser utilizado como critério de julgamento das propostas do leilão o maior valor de bonificação pela outorga.

As concessões deverão ser outorgadas pelo prazo de 30 anos, contados da data de assinatura do contrato de concessão ou do término do contrato vigente.

O governo pretende leiloar as usinas de São Simão, Jaguara, Miranda, Volta Grande, todas operadas pela Cemig, além da usina Agro Trafo.

Na segunda-feira, o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Paulo Pedrosa, disse que o governo licitará as concessões mesmo com questionamentos da Cemig na Justiça.

A Cemig tem sinalizado que pretende manter as concessões, seja por meio de negociações com a União ou com ações judiciais.

Pedrosa ressaltou que há um recurso da Cemig no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar evitar a relicitação das usinas, mas disse que governo já manifestou à corte que não há negociação em curso ou intenção da União de voltar atrás na decisão de vender as concessões.

Acompanhe tudo sobre:CemigHidrelétricasLeilões

Mais de Economia

Brasil abre 201.705 vagas com carteira assinada em junho, alta de 29,5%

Poder de compra das famílias melhora, mas riscos seguem no radar

Pente-fino: Previdência quer fazer revisão de 800 mil benefícios do INSS até o fim do ano

Reino Unido tem rombo de 22 bilhões de libras em contas públicas

Mais na Exame