Economia

Governadores se encontrarão com Obama sobre "abismo fiscal"

Políticos se reúnem em busca de algumas respostas sobre o impacto de medidas de redução de déficit sobre seus orçamentos estatais


	Chamado "abismo fiscal" refere-se à combinação de cortes de gastos do governo e aumentos tributários que serão implementados sob a lei atual a partir do início de 2013
 (Kevin Lamarque/Reuters)

Chamado "abismo fiscal" refere-se à combinação de cortes de gastos do governo e aumentos tributários que serão implementados sob a lei atual a partir do início de 2013 (Kevin Lamarque/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de dezembro de 2012 às 12h27.

Washington - Faltando apenas algumas semanas para o "abismo fiscal" entrar em vigor, uma delegação de governadores vai se reunir nesta terça-feira com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e com líderes do Congresso em busca de algumas respostas sobre o impacto de medidas de redução de déficit sobre seus orçamentos estatais, dependentes de ajuda federal.

Concessões federais aos Estados compreendem cerca de um terço da receita estatal nos Estados Unidos, de acordo com o Pew Center on the States.

Cortes em contratações federais devido às reduções automáticas de orçamento a partir de 1 de janeiro também reduzirão os níveis de empregos regionalmente, com o maior impacto esperado para áreas com amplos números de fornecedores do setor de defesa.

Os governadores que participaração das conversas nesta terça-feira, que detém posições de liderança na Associação Nacional de Governadores, são os democratas Jack Markell de Delaware, Mark Dayton de Minnesota e Mike Beebe de Arkansas e os republicanos Gary Herbert de Utah, Scott Walker de Wisconsin e Mary Fallin de Oklahoma.

O chamado "abismo fiscal" refere-se à combinação de cortes de gastos do governo e aumentos tributários que serão implementados sob a lei atual a partir do início de 2013, o que pode reduzir o déficit orçamentário federal mas também colocar a economia de volta em recessão.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosBarack Obamaabismo-fiscal

Mais de Economia

Faturamento de hospedagem e alimentação deve subir R$ 6 bi em dezembro

Boletim Focus: mercado aumenta projeção do PIB em 2025, 2026 e 2027

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil