EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 2 de junho de 2009 às 09h51.
A General Motors (GM) anunciou nesta terça-feira (2/6) que chegou a um acordo para a venda de sua marca de jipões Hummer. A montadora não revelou o nome do comprador, nem o valor do negócio, mas informou que a venda deve salvar 3.000 empregos nos Estados Unidos.
O comprador, de acordo com a GM, está disposto a investir fortemente na Hummer. O acordo de venda estabelece que a Hummer continuará a contratar serviços da GM durante o período de transição.
A venda da marca acontece um dia após a GM ter entrado em concordata. A medida faz parte de um acordo com o governo americano, envolvendo mais 30 bilhões de dólares em empréstimo à montadora. Os Estados Unidos e o Canadá passarão a deter 72,5% de participação na empresa. Outros 17,5% ficarão com o sindicato da GM e 10% com os credores da companhia.
A "nova GM" passará por um processo de reestruturação, que inclui o fechamento de 14 fábricas. Ainda não se sabe qual será o futuro da GM no Brasil. A Fiat demonstrou interesse pelo negócio, mas nada ficou acertado até o momento. Juntas, Fiat e GM deteriam 45% do mercado brasileiro de automóveis, enquanto a Volks teria 26%. Com a venda da Opel, unidade alemã da GM, para a fabricante canadense de autopeças Magna, as chances de a Fiat ficar com os negócios da GM na América Latina são praticamente nulas, afirma Paulo Cardamone, vice-presidente da consultoria CSM.
*Com informações das agências internacionais