Economia

GM fecha venda da Hummer

Montadora não revela o nome do comprador, nem o valor do negócio

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de junho de 2009 às 09h51.

A General Motors (GM) anunciou nesta terça-feira (2/6) que chegou a um acordo para a venda de sua marca de jipões Hummer. A montadora não revelou o nome do comprador, nem o valor do negócio, mas informou que a venda deve salvar 3.000 empregos nos Estados Unidos.

O comprador, de acordo com a GM, está disposto a investir fortemente na Hummer. O acordo de venda estabelece que a Hummer continuará a contratar serviços da GM durante o período de transição.

A venda da marca acontece um dia após a GM ter entrado em concordata. A medida faz parte de um acordo com o governo americano, envolvendo mais 30 bilhões de dólares em empréstimo à montadora. Os Estados Unidos e o Canadá passarão a deter 72,5% de participação na empresa. Outros 17,5% ficarão com o sindicato da GM e 10% com os credores da companhia.

A "nova GM" passará por um processo de reestruturação, que inclui o fechamento de 14 fábricas. Ainda não se sabe qual será o futuro da GM no Brasil. A Fiat demonstrou interesse pelo negócio, mas nada ficou acertado até o momento. Juntas, Fiat e GM deteriam 45% do mercado brasileiro de automóveis, enquanto a Volks teria 26%. Com a venda da Opel, unidade alemã da GM, para a fabricante canadense de autopeças Magna, as chances de a Fiat ficar com os negócios da GM na América Latina são praticamente nulas, afirma Paulo Cardamone, vice-presidente da consultoria CSM.
 

*Com informações das agências internacionais

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Governo propõe ao Congresso mudança em estatais que pode abrir espaço no limite de gastos

Lula afirmou que tem compromisso com equilíbrio fiscal, diz presidente da Febraban após reunião

“Queremos garantir que o arcabouço tenha vida longa”, diz Haddad, sobre agenda de revisão de gastos

"Estatais não ficarão fora do arcabouço fiscal", diz Fernando Haddad