EUA dizem que negociações com México sobre Nafta estão perto de terminar

O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, agradeceu o presidente do México por não ter perdido tempo em anunciar sua nova equipe negociadora

Washington – O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, afirmou nesta segunda-feira que a renegociação com o México do Tratado de Livre-comércio da América do Norte (NAFTA), da qual também participa o Canadá, está “perto de terminar”.

“As nossas negociações mais imediatas e que estão mais perto de terminar são sobre o NAFTA, particularmente com o México”, disse Ross em um ato organizado pela Câmara de Comércio dos EUA em Washington.

Em seu discurso, o secretário também disse estar “muito agradecido” pelo presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador, “não ter perdido tempo” em anunciar sua nova equipe negociadora.

“Não esperou até sua posse – que não será até 1º de dezembro. Fez isso dois dias depois de vencer as eleições e tem uma retórica bastante construtiva”, acrescentou Ross.

Nesse sentido, considerou que existe uma “boa oportunidade” para que haja um avanço “rápido” nas conversas com o México, que considerou que é o “intelectualmente mais complicado” dos dois parceiros comerciais, comparado com o Canadá.

O responsável de Comércio Exterior, Robert Lighthizer, encarregado americano da renegociação do NAFTA, afirmou na semana passada que a possibilidade de chegar a um pacto com o México e o Canadá está em seus “períodos finais”.

Esta opinião foi compartilhada também pelo secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, que se mostrou otimista quanto a ser possível conseguir “muito em breve” um acordo de princípio com ambos os países envolvidos.

A equipe negociadora mexicana, que é uma mistura entre membros anteriores e novos, chegou a Washington na semana passada para avançar na renegociação do tratado e retornou ao México na sexta-feira, de acordo com a Embaixada do país nos EUA, que não ofereceu detalhes sobre as conversas.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.