Economia

Economia do Reino Unido entra em recessão

O país registrou uma queda do PIB de 0,2% no primeiro trimestre de 2012

A economia britânica já viveu uma recessão em 2008 (Oli Scarff/Getty Images)

A economia britânica já viveu uma recessão em 2008 (Oli Scarff/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de abril de 2012 às 06h29.

Londres - A economia do Reino Unido voltou a entrar em recessão após registrar uma queda do PIB de 0,2% no primeiro trimestre de 2012, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo Escritório Nacional de Estatística (ONS, na sigla em inglês).

A economia britânica, que já viveu uma recessão em 2008, encolhera 0,3% no último trimestre de 2011.

Os dados divulgados hoje serão revisados nas próximas semanas, à medida que forem apreciados todos os indicadores econômicos.

Com relação ao último trimestre do ano passado, as estatísticas foram revisadas para baixo, confirmando que a contração do Produto Interno Bruto (PIB) tinha sido superior à estimada, até o número final de 0,3%.

Após o anúncio dos dados, o Tesouro, que previa um leve crescimento econômico para os três primeiros meses deste ano, atribuiu a queda aos efeitos da crise na zona do euro, onde os problemas de dívida impedem, na opinião do Reino Unido, a impulsão do crescimento.

Segundo o ONS, a contração no primeiro trimestre de 2012 se deveu ao maior descenso em três anos da atividade no setor da construção, enquanto a indústria mostrou um crescimento plano.

As estatísticas anunciadas hoje, piores do que as estimativas dos analistas, são uma má notícia para o Governo de coalizão entre conservadores e liberal-democratas, que ansiava por sinais de recuperação econômica para continuar justificando seu programa de drásticos cortes.

Tanto o Executivo como o Banco da Inglaterra esperavam uma alta do crescimento em 2012, o que teria evitado a recessão, que se produz quando há dois trimestres consecutivos de contração.

Quanto ao restante do ano, o Escritório de Responsabilidade Orçamentária (OBR, na sigla em inglês) prevê que o PIB do Reino Unido crescerá 0,8% no total, frente a 2% em 2013 e a 2,7% em 2014.

*Matéria atualizada às 6h36

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoCrises em empresasDesenvolvimento econômicoEuropaIndicadores econômicosPaíses ricosPIBReino Unido

Mais de Economia

BNDES firma acordo de R$ 1,2 bilhão com a Agência Francesa para projetos no Brasil

Se Trump deportar 7,5 milhões de pessoas, inflação explode nos EUA, diz Campos Neto

Câmara aprova projeto do governo que busca baratear custo de crédito