- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
DI desacelera alta em fevereiro com preços ao consumidor
O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) avançou 0,53 por cento em fevereiro, ante alta de 0,67 por cento no mês anterior
Modo escuro
Escola: principal contribuição para esse resultado foi dada pelo grupo Educação, Leitura e Recreação (Getty Images)
Publicado em 6 de março de 2015 às, 08h48.
São Paulo - O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) avançou 0,53 por cento em fevereiro, contra alta de 0,67 por cento no mês anterior, diante da desaceleração da alta dos preços ao consumidor.
A expectativa em pesquisa da Reuters era de que o IGP-DI subisse 0,40 por cento em fevereiro segundo a mediana de 20 projeções, que variaram de alta de 0,28 a 0,49 por cento.
A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou nesta sexta-feira que, em fevereiro, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI) teve alta de 0,41 por cento após subir 0,23 por cento no mês anterior.
O índice responde por 60 por cento do IGP-DI.
Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-DI) --corresponde a 30 por cento do IGP-DI-- desacelerou a alta a 0,97 por cento, contra 1,73 por cento em janeiro.
A principal contribuição para esse resultado foi dada pelo grupo Educação, Leitura e Recreação, que teve variação negativa de 0,02 por cento após avanço de 4,15 por cento no mês anterior.
Nesta classe de despesa, destacou-se o comportamento do item cursos formais, cuja taxa passou para uma alta de apenas 0,05 por cento, após 9,19 por cento em janeiro.
Por sua vez, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-DI), que representa 10 por cento do IGP-DI, subiu 0,31 por cento no mês passado, contra alta de 0,92 por cento em janeiro.
Ainda nesta manhã o IBGE divulga o IPCA de fevereiro, com expectativa de alta de 1,08 por cento sobre o mês anterior, segundo pesquisa da Reuters.
O IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais. Também é diretamente empregado no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e das contas nacionais em geral.
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Veículo de luxo financiado? Entenda por que essa pode ser uma boa opção
Mercado Livre de Energia inaugura uma nova era para as PMEs
O que as lideranças devem ter no radar para 2024, segundo o CEO da Falconi
Feirão oferece taxas a partir de 1,18% na compra de veículos
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.