Economia

Consultoria vê colheita recorde de grãos na Ucrânia em 2013

Safra maior é graças a um clima favorável no outono e uma área de plantio maior


	Cevada: "se as condições forem favoráveis na primavera (do hemisfério norte), a Ucrânia pode colher uma enorme safra de até 53 milhões de toneladas em 2013", afirmou a UkrAgroConsul
 (Getty Images/Getty Images)

Cevada: "se as condições forem favoráveis na primavera (do hemisfério norte), a Ucrânia pode colher uma enorme safra de até 53 milhões de toneladas em 2013", afirmou a UkrAgroConsul (Getty Images/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de março de 2013 às 11h42.

Kiev - A Ucrânia deve produzir sua maior safra desde sua independência, em 1991, graças a um clima favorável no outono e uma área de plantio maior, disse a analista UkrAgroConsult.

Na segunda-feira, a consultoria revisou sua previsão para a colheita 2013 de grãos para 53 milhões de toneladas ante as 51,85 milhões de toneladas previstas anteriormente.

Em um relatório nesta terça-feira, a empresa afirmou que havia elevado sua previsão para as colheitas 2013 de milho e cevada devido a uma maior área semeada e a uma maior produtividade por hectare.

O governo disse que a maior safra de grãos da Ucrânia em 2011 somou 56,7 milhões de toneladas, enquanto a UkrAgroConsult afirma que os números sobre esta colheita foram exagerados, e que os resultados reais não passaram de 50 milhões de toneladas.

Segundo a consultoria, a ex-república soviética deve colher 21,2 milhões de toneladas de milho e 8,19 milhões de toneladas de cevada neste ano.

Em janeiro, a UkrAgroConsult previu que a colheita 2013 de milho totalizaria 20 milhões de toneladas, enquanto que a produção de cevada alcançaria 8 milhões de toneladas.

"Se as condições forem favoráveis na primavera (do hemisfério norte), a Ucrânia pode colher uma enorme safra de até 53 milhões de toneladas em 2013", afirmou a consultoria.

Em seu relatório detalhado, a consultoria estimou a safra de grãos em 53,135 milhões de toneladas.

O Ministério de Agricultura do país projeta que a safra deste ano não seja de menos de 50 milhões de toneladas, incluindo 19 milhões de toneladas de trigo.

Acompanhe tudo sobre:CommoditiesGrãosMilhoUcrânia

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor