Casais gays ganham mais do que heterossexuais nos EUA
Em média, receita bruta anual conjunta de casais do mesmo sexo nos EUA é de US$ 144 mil. Já a de casais de sexos diferentes é de US$ 108 mil
Anderson Figo
Publicado em 1 de outubro de 2016 às 06h00.
São Paulo - Casais gays têm ganho anual conjunto maior do que os casais heterossexuais nos Estados Unidos. E, em média, os homens homossexuais casados ganham mais do que as lésbicas.
Os dados foram retirados de um documento publicado pelo Departamento do Tesouro americano em agosto e detalhado, em gráficos, pelo site de informações de custos HowMuch.net, nesta semana.
Os números do governo americano são referentes a declarações de impostos de cidadãos dos EUA em 2013 e 2014 —ou seja, é a primeira análise de dados desde que a Suprema Corte americana declarou inconstitucional, em 2013, a Lei da Defesa do Casamento (ou Doma, na sigla em inglês).
A decisão abriu espaço para que casais do mesmo sexo tivessem acesso a benefícios federais que eram exclusivos, até então, aos casais heterossexuais.
Em média, a receita bruta anual conjunta de casais do mesmo sexo nos EUA é de 143,970 mil dólares. Já a de casais de sexos diferentes é de 107,970 mil dólares —uma diferença de 36 mil dólares.
A discrepância ocorre especialmente entre os casais que mais ganham e os que menos ganham, sejam héteros ou homossexuais.
A parcela de casais do mesmo sexo que recebem 150 mil dólares ou mais por ano é de 28%, enquanto o percentual de casais de sexos diferentes que têm receita nesse patamar é de 17%.
Do outro lado, 21% dos casais heterossexuais ganham menos de 35 mil dólares por ano, ao passo que apenas 12% dos casais homossexuais recebem abaixo disso.
Entre os casais do mesmo sexo, há uma grande diferença entre aqueles formados por homens gays e por mulheres lésbicas. A metade de cada grupo ganha, pelo menos, 100 mil dólares por ano.
No entanto, entre os casais de homens gays, 33% ganham 150 mil dólares ou mais por ano. Já entre os casais de lésbicas, esse percentual é de 24%.