Economia

Boa Vista: pedidos de falência sobem 21,6% em outubro

No acumulado do ano, o crescimento foi de 20,8% sobre o mesmo período do ano passado. Já na comparação com outubro de 2011, os pedidos cresceram 19,7% neste ano


	Para a Boa Vista, a desaceleração da economia tem trazido efeitos sobre a capacidade de pagamento das empresas, contribuído para a elevação os pedidos de falência
 (Foto/Divulgação)

Para a Boa Vista, a desaceleração da economia tem trazido efeitos sobre a capacidade de pagamento das empresas, contribuído para a elevação os pedidos de falência (Foto/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2012 às 13h42.

São Paulo - O número de pedidos de falência no País subiu 21,6% em outubro ante setembro, de acordo com a Boa Vista, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). No acumulado do ano, o crescimento foi de 20,8% sobre o mesmo período do ano passado. Já na comparação com outubro de 2011, os pedidos de falência cresceram 19,7% neste ano.

Para a Boa Vista, a desaceleração da economia "tem trazido efeitos sobre a capacidade de pagamento das empresas, prejudicando o desempenho financeiro e contribuído para a elevação os pedidos de falência e de recuperação judicial em 2012". A expectativa, por outro lado, é de que a retomada da economia ainda neste ano ajude a melhorar o cenário. A redução das taxas de juros, bem como a manutenção das isenções de impostos em alguns setores da economia "ainda não aliviaram os riscos de insolvência, mas podem contribuir para aliviar a pressão sobre a geração de caixa das empresas".

O número de falências decretadas caiu 2,3% em outubro ante setembro. Nos dez primeiros meses do ano ante mesmo período de 2011, as falências decretadas subiram 9,2%, enquanto na comparação entre outubro de 2012 e outubro de 2011 o número cresceu 43,3%.

No caso dos pedidos de recuperação judicial, os números caíram 43,2% em outubro sobre setembro. Nas demais análises sobre recuperação judicial, contudo, os pedidos cresceram: 65,8% no acumulado do ano até outubro e 63,6% em outubro ante outubro de 2011.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBoa Vista SCPCDados de Brasileconomia-brasileiraEmpresasFalências

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor