BCE precisa de política monetária expansionista, diz Draghi

Crescem as dúvidas sobre se o estímulo implementado pelo BCE até agora será suficiente para impedir que a região sofra com uma deflação prolongada

Frankfurt - O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, afirmou ser necessária uma política monetária expansionista para alcançar a estabilidade de preço na zona do euro e que o Conselho do BCE está determinado a adotar isso.

Com deflação dos preços ao consumidor na zona do euro em dezembro pela primeira vez em cinco anos, crescem as dúvidas das autoridades sobre se o estímulo implementado pelo BCE até agora será suficiente para impedir que a região sofra com uma deflação prolongada.

Para alcançar a meta de inflação no médio prazo do BCE de abaixo mas próximo de 2 por cento, o banco central tem que "manter as taxas de juros baixas e trabalhar na direção de uma política monetária expansionista que acompanhe o crescimento", disse Draghi ao jornal Die Zeit, segundo trechos antecipados de entrevista a ser publicada na quinta-feira.

Ele acrescentou que há diferenças dentro do Conselho do BCE sobre como alcançar o mandato do banco, "mas não é que tenhamos possibilidades infinitas".

O BCE pode ampliar suas compras de ativos para títulos governamentais e está preparando tal medida, também conhecida como "quantitative easing", para sua reunião de política monetária em 22 de janeiro, na qual pode decidir puxar o gatilho do plano.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.