Economia

BCE nega que esteja negociando resgate espanhol

"A reportagem é infundada. Não há negociações em andamento. Cabe às autoridades espanholas fazer um pedido", disse porta-voz do Banco Central Europeu


	O jornal Het Financieele Dagblad noticiou, sem citar fontes, que o BCE e o FMI estariam em negociação sobre um pacote de até 300 bilhões de euros
 (Alex Domanski/Reuters)

O jornal Het Financieele Dagblad noticiou, sem citar fontes, que o BCE e o FMI estariam em negociação sobre um pacote de até 300 bilhões de euros (Alex Domanski/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de setembro de 2012 às 08h25.

Nicósia/Amsterdã - O Banco Central Europeu (BCE) não está negociando um pacote de resgate para a Espanha junto com o Fundo Monetário Internacional (FMI), afirmou nesta sexta-feira uma porta-voz do BCE, negando a notícia do jornal Het Financieele Dagblad.

"A reportagem é infundada. Não há negociações em andamento. Cabe às autoridades espanholas fazer um pedido", disse a porta-voz.

O Het Financieele Dagblad noticiou nesta sexta-feira, sem citar fontes, que o BCE e o FMI estariam em negociação sobre um pacote de até 300 bilhões de euros (387 bilhões de dólares). O jornal holandês afirmou que isso abriria caminho para que o BCE compre títulos espanhóis para reduzir os custos de empréstimos de Madri.

A porta-voz do BCE afirmou que o plano de compra de títulos, anunciado na semana passada, foi "uma iniciativa de política monetária e não pode ser condicional a qualquer negociação". O BCE só será ativado se "condições externas forem atendidas." Citando pessoas próximas ao assunto, o jornal disse que o BCE quer a participação do FMI para garantir que a Espanha enfrente condições rigorosas para cortar gastos e reformar sua economia em troca de qualquer ajuda.

O programa seria de três anos e equivaleria a um máximo de 300 bilhões de euros, completou o jornal.

Acompanhe tudo sobre:BCECrise econômicaCrises em empresasDívida públicaEspanhaEuropaFMIPiigs

Mais de Economia

AGU pede revisão de parte da decisão de Dino que liberou emendas

Câmara adia votação do pacote de corte de gastos após impasse com STF por emendas

Reforma tributária: após reunião com Haddad, Braga diz que trabalha para fechar relatório até amanhã

Ceron: idade mínima para reserva de militares está em “revisão” e isenção do IR fica para 2025