BC da Arábia Saudita reavalia investimentos após Brexit

A autoridade monetária anunciou os ajustes como uma postura de precaução contra o impacto sobre os mercados financeiros com o Brexit

Riade -- O Banco Central da Arábia Saudita informou neste sábado que reavaliou a sua política de investimento na libra e em ativos denominados em euro, depois que o Reino Unido decidiu abandonar a União Europeia (UE), o chamado Brexit.

A autoridade monetária anunciou os ajustes como uma postura de precaução contra o impacto sobre os mercados financeiros com o Brexit, disse o presidente do BC, Ahmed Al-Khulaifi, segundo a agência de notícias oficial saudita. O banco central, no entanto, não disse quais foram as alterações que fez com os ativos que detém.

O resultado do plebiscito levou as bolsas mundiais a caírem fortemente. A libra recuou para o menor nível em 30 anos e o euro perdeu valor em meio à incerteza sobre o futuro da UE. As ações de bancos registraram as maiores perdas em meio a preocupações sobre perdas comerciais potencialmente grandes e uma retração no crescimento econômico.

"Ainda é muito cedo para avaliar o impacto duradouro da saída do Reino Unido da União Europeia, quer sobre a economia britânica ou na economia da UE e, portanto, sobre os mercados financeiros e de investimento", disse Al-Khulaifi.

Al-Khulaifi, porém, disse que espera que o impacto sobre o setor bancário saudita seja limitado, pois é menos exposto à libra e aos movimentos do euro.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.