BC da Alemanha diz que economia do país cresceu no 2º tri

Após o fraco início de 2013 relacionado ao clima, a economia alemã expandiu com força no segundo trimestre foi confirmada pelos atuais indicadores

Frankfurt - A economia alemã mostrou um crescimento robusto no segundo trimestre deste ano, impulsionada pela produção industrial e pela construção, disse o banco central do país nesta segunda-feira, acrescentando que a economia pode crescer mais lentamente depois disso.

"A avaliação de que, após o fraco início de 2013 relacionado ao clima, a economia alemã expandiu com força no segundo trimestre foi confirmada pelos atuais indicadores", disse o BC em seu boletim mensal.

"Olhando para o trimestre do verão (no hemisfério norte), sinais de uma desaceleração do crescimento econômico são mais fortes." Falando sobre crescimento monetário e de crédito, o BC disse que os dados monetários não indicam nenhum risco de alta inflacionária na zona do euro, e acrescentou que choques negativos podem afetar a oferta de crédito e portanto a economia nos países periféricos.

"Isso poderia, uma vez que está ligado a mais contração nos volumes de dinheiro e crédito, aumentar os riscos para baixo da estabilidade de preço", afirmou o BC alemão.

Mas acrescentou que a política monetária pode reagir a riscos específicos do país apenas se eles apresentarem perigo à estabilidade de preço na zona do euro como um todo.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.