Economia

Banco terá de dizer o deve ser feito em caso de colapso

Meta é ter um roteiro que defina se os bancos ameaçados de colapso devem ser fechados ou reestruturados - visando a limitar a carga sobre os contribuintes


	Sede do Deutsche Bank refletida em uma poça d'água em Frankfurt, Alemanha
 (Alex Domanski/Reuters)

Sede do Deutsche Bank refletida em uma poça d'água em Frankfurt, Alemanha (Alex Domanski/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de novembro de 2012 às 14h46.

Frankfurt - O governo da Alemanha planeja exigir que os bancos grandes preparem um documento destacando o que deve ser feito se a instituição entrar em apuros, afirmou neste sábado porta-voz do Ministério de Finanças, confirmando uma reportagem publicada no jornal Sueddeutsche Zeitung.

A meta é ter um roteiro que defina se os bancos ameaçados de colapso devem ser fechados ou reestruturados, em qualquer um dos casos visando a limitar a carga sobre os contribuintes. Cerca de 10 bancos alemães devem ser afetados pelo plano que está sendo desenvolvimento pelo Ministério de Finanças.

No início deste mês, o órgão regulador do sistema financeiro na Alemanha (BaFin) informou que já pediu aos grandes bancos que redijam documentos expondo os seus planos de recuperação e resolução. O BaFin acrescentou que os mesmos deverão ser submetidos até o fim do ano que vem, mas duas instituições de peso - Deutsche Bank e Commerzbank AG - devem fazê-lo antes disso. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaBancosCrise econômicaEuropaFinançasPaíses ricos

Mais de Economia

‘Problema dos gastos no Brasil não é ter os pobres no Orçamento’, diz Simone Tebet

Plano Real, 30 anos: Gustavo Loyola e as reformas necessárias para o Brasil crescer

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Mais na Exame